Centenas de pais santa-cruzenses levaram os filhos aos postos de saúde neste sábado, 19. O chamado Dia C de Vacinação, que aconteceu em todo o Rio Grande do Sul, marcou mais uma etapa da campanha de imunização contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. O momento é crucial, tendo em vista que, nesta segunda-feira, 21, as crianças retornam às salas de aula para o início do ano letivo. De acordo com informações da Prefeitura, foram feitas 347 vacinas no público de 5 a 11 anos neste sábado. Assim, Santa Cruz já contabiliza 5.197 crianças com a primeira dose contra a Covid-19, de um total de 10.249, o que equivale a 50,71% desse grupo.
A mãe Marcileide Bittencourt, de 33 anos, levou o pequeno Vitor Mateus da Silva, de 9 anos, ao Ambulatório Central, para se vacinar. “Eu não quis fazer logo que liberou a vacinação para as crianças. Essa história de aguardar 20 minutos depois da dose aplicada me assustava um pouco, mas eu tinha ciência que queria vacinar meu filho antes de começar as aulas, até pela quantidade de crianças que ele vai interagir agora na escola”, disse a mãe.
LEIA MAIS: Estado altera protocolos de afastamento de crianças com Covid-19 da Educação Infantil
Publicidade
Vitor retornará à aula nesta segunda, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Leopoldo Rauber. “Ele foi muito bem na hora da vacina. Não chorou, nem nada. Eu queria muito fazer a minha, e não iria deixar de fazer a dele também neste momento importante”, complementou Marcileide.
Para a técnica em enfermagem e vacinadora Cristiane Ferreira, os pais vêm tomando a consciência da importância da imunização. “Deu bastante movimento durante a semana. No início foi bem complicado, pois os pais estavam com muito medo de fazer a vacina nas crianças, por causa de possíveis reações. Mas até agora não teve nada de reações. Muitos deixaram outros irem fazendo, viram que não deu problemas e foram ficando mais tranquilos”, disse a profissional.
No Faxinal Menino Deus, Hulk recepcionou as crianças
Os pequenos que chegaram ao posto de saúde do Bairro Faxinal Menino Deus, neste sábado, tiveram um estímulo a mais para encarar a vacina. O personagem Hulk, herói da Marvel, acompanhou as crianças na hora mais dolorida, de aplicar a dose. Para a mãe Lilian dos Santos, de 35 anos, moradora do Faxinal, imunizar o filho Vinícius dos Santos Cândido, de 7 anos, é uma prioridade. Ele retorna nesta segunda-feira à aula na Emef Duque de Caxias. “É um passo muito importante. O pai e eu nos vacinamos, depois o mano dele, de 17 anos, e agora é a vez do Vinícius”, relatou ela.
Publicidade
Conforme a técnica em enfermagem e vacinadora Diessa Beyer, os pais costumam questionar os profissionais sobre como está a demanda de imunização nos pequenos. “Agora, com mais crianças fazendo a vacina, os pais estão vendo que não está dando reação. Eles perguntam pra gente como está a procura, em busca de ficarem mais tranquilos diante de muitas fake news que acabam ouvindo por aí. Tem que vacinar sempre. Vacinamos a vida inteira, não seria agora que deixaríamos de imunizar as crianças.”
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade