A volta às aulas costuma ser momento de ansiedade e empolgação. Estudantes avançando em suas etapas escolares, enquanto outros dão o pontapé inicial para a formação. O reencontro com os amigos, a chegada de novos colegas, a curiosidade pela nova fase e a vontade de compartilhar como foram as férias. É um misto de sensações atrelada a expectativa pelos próximos conteúdos, atividades, avaliações.
Em Sobradinho, as redes Estadual e Municipal iniciaram juntas o Ano Letivo, nesta quinta-feira, 23 de fevereiro. Os professores participaram anteriormente de formações e atualizações sobre o planejamento para 2023. Já os estudantes movimentaram as escolas no início de cada turno ontem.
Na Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, mais de 700 alunos retornaram às salas de aula. São 356 estudantes matriculados no turno da manhã, 196 à tarde e 156 à noite. Este número vai se modificando ao longo do ano, conforme ocorrem transferências e ingressos de novos estudantes. O quadro funcional da escola está completo e conta atualmente com 55 professores e 15 funcionários.
Publicidade
Conforme o diretor Alécio Fabiano Marion, a expectativa para o início do ano letivo é grande. “Assim como os alunos, a gente fica também ansioso. Queremos acolhê-los bem e sermos bem acolhidos. Preparamos algo especial para eles. E a novidade é que este ano todas as escolas entraram no Novo Ensino Médio Gaúcho. Os alunos do 2º ano já escolheram suas trilhas de conhecimento, entre as duas disponibilizadas na escola (Empreender, Comunicar e Transformar / Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável). Então hoje temos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, chegando ao Ensino Médio neste novo currículo, mas também com o 3º ano do E.M. ainda no currículo anterior, de escola piloto, além do Curso Normal, Aproveitamento de Estudos/Curso Normal e Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, detalha. Outra novidade é a criação de um grupo de pais/responsáveis no WhatsApp somente para divulgação de reuniões e outras atividades escolares. “Queremos que os pais sejam cada vez mais parceiros da escola, acompanhem a vida escolar e participem”.
Já em iniciativa do governo do Estado, neste ano foram promovidos os “Estudos de Recuperação”, período no qual os estudantes em recuperação tiveram a oportunidade extra de recuperar as aprendizagens que necessitavam para a próxima série/ano, possibilitando a sua aprovação, caso alcançasse os índices necessários. A meta da Escola Copetti era diminuir para 5% o número de alunos reprovados. A meta foi superada, atingindo 3,20% no índice de reprovação, ou seja, 21 alunos que não avançaram para a próxima fase.
Segundo Marion, a escola manterá neste ano projetos que já vêm sendo desenvolvidos dentro do ‘guarda-chuva’ da iniciativa Cure o Mundo. “A escola já tem um perfil de trabalhar muitos projetos durante o ano. A gente diz cure o mundo, mas temos que curar a gente mesmo, curar as pessoas. Ajudar a si próprios para depois ajudar ao próximo e termos um ano letivo bom”, frisa.
Publicidade
Em relação à infraestrutura do educandário, ressalta que houve melhorias recentemente e estão no aguardo da continuidade das obras do auditório, que não é utilizado desde que parte do piso cedeu em julho de 2019, bem como da possibilidade de ter a quadra transformada em ginásio.
LEIA TAMBÉM: Obras do Cristo Acolhedor ganham ritmo mais intenso
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Carniel tem suas funções em tempo integral, iniciando às 7h45 e seguindo até às 17h. Os estudantes têm aula normal em seu respectivo turno e atividades e projetos no turno inverso. Eles também recebem lanches e refeições na escola.
Publicidade
Conforme a diretora Jucelaine Böhrer, são 145 alunos retornando para as salas de aula, 28 professores e 12 funcionários compõem o quadro da instituição. “A Escola Santo Carniel convida toda a comunidade escolar para juntos fazermos novamente um trabalho diferenciado, visando sempre o melhor para nossos estudantes. Estamos aguardando todos com muito carinho”.
E na Escola Estadual de Ensino Fundamental Lindolfo Silva são 238 alunos matriculados. O quadro de pessoal conta com 25 professores e 7 funcionários, atuando em dois turnos. “Queremos trabalhar cada vez mais com os alunos enfatizando seus talentos, o que eles têm de melhor, para que se sintam motivados e incentivados a também sanarem suas dúvidas e dificuldades em áreas que não vão tão bem. Com os professores, o compromisso de estarem sempre se atualizando às matrizes de referência, às diretrizes. E em relação aos pais, o compromisso de acompanhar a vida dos filhos sempre, de forma integral, se eles estão alcançando os objetivos”, salienta a direção.
Em relação à infraestrutura, a escola passou por melhorias também através de recursos obtidos por meio de ações como rifas, jantar e outras ações, como a climatização de todos os ambientes. Ainda neste sentido, o educandário aguarda há alguns anos a substituição do assoalho.
Publicidade
Conforme o diretor Marciano Rubert, equipe diretiva e professores recebem os estudantes para um ano letivo produtivo e de realizações. Entre as novidades está a chegada de uma monitora auxiliar de alfabetização, que atuará com o reforço escolar do 1º ao 3º ano. A parceria com o Projeto Arte e Cidadania se mantém para as oficinas de Informática, Teatro, Desenho, Violão e Vôlei.
LEIA TAMBÉM: Arroio-tigrense Sancler Frantz é Brasil no Miss Supranational
Mais de 1,6 mil alunos retornaram na Rede Municipal
Na Rede Municipal de Ensino de Sobradinho, as seis Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) iniciaram o ano letivo com 1.118 alunos, 92 professores e 18 funcionários. Conforme a secretária de Educação, Cleura Minetto, para 2023 houve a contratação de novos profissionais da área, que irão somar ainda mais para o desempenho e desenvolvimento da educação no município. “Contamos com todas as equipes, professores e funcionários, para que o ano seja de muitas realizações, e esperamos que em 2023 cada um de nós dê o seu melhor para a nossa educação, pois juntos iremos construir um futuro melhor para nossas crianças e jovens”, salienta.
Publicidade
Já as Escolas de Educação Infantil (EMEIs) iniciaram as atividades no dia 6 de fevereiro. São 520 crianças de quatro meses a 4 anos atendidas nas sete escolas, que contam com 28 professores e 14 funcionários. “Tivemos uma preparação para receber a todos com muito carinho, cuidado, pois é nas escolas onde passam boa parte de seu tempo, crescem, convivem, aprendem e se desenvolvem. Nossos professores são muitos dedicados em bem acolher a todos eles, sempre prezamos pelo melhor”, acrescenta Cleura.
Para este ano houve a nomeação de 5 professores de Educação Especial, os quais atuarão nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para atendimentos especializados contam ainda com psicopedagoga e psicólogo. Em 2023 a sala de AEE nas EMEIs é uma novidade, tendo um profissional direcionado a este atendimento. São ainda 62 monitores somando-se EMEIs e EMEBs e 26 pessoas que integram as equipes diretivas. A equipe da Secretaria Municipal de Educação conta com 11 pessoas, além de quatro motoristas e três funcionários na equipe de manutenção.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!