ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mais de 2 mil doses foram aplicadas no Dia D de vacinação em Santa Cruz

Maria e Matheus levaram Valentim até a unidade de saúde do bairro para receber a dose | Foto: Albus Produtora

Com um pequeno livro nas mãos, usando um tênis do Superman e com a certeza de que a sua família é integrada por heróis, o menino Valentim, de 4 anos, foi à Estratégia Saúde da Família do Bairro Faxinal. Acompanhado da mãe Maria José Siqueira e do pai Matheus Henrique Leopoldo, o garoto deixou bem claro o que o havia levado até aquele local: “Vim para fazer um ‘pique’”.

LEIA TAMBÉM: OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19

Publicidade

Valentim e a mãe foram receber as doses contra o vírus Influenza no sábado. Além deles, outros tantos, em especial com mais idade, garantiram a imunização contra a Covid-19, pois também estava sendo aplicada a vacina bivalente. A procura surpreendeu as equipes, sobretudo pela condição climática que se apresentou durante a semana e as previsões de chuva no fim de semana.

Publicidade

“Somente na primeira hora, tivemos 30 atendimentos. É um número bem expressivo, tendo em vista o tempo”, destacou o enfermeiro André Cunha, que atuou no Bairro Faxinal. Ele conta que houve procura pelas vacinas de rotina, mas a maior parte das pessoas que estiveram na unidade buscava as direcionadas à Covid e ao vírus da gripe.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem índice de vacinação contra o HPV abaixo de 50%

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 900 doses que combatem o coronavírus e cerca de 1,2 mil contra a Influenza nas 18 unidades, que ficaram abertas no dia da mobilização nacional. Além dos postos da zona urbana, com atendimento da 9 às 16 horas, os da zona rural também funcionaram, mas até as 13 horas. Crianças de 6 meses a 11 anos receberam, também, a dose pediátrica contra Covid, na UBS Clementina Martini (Central).

Publicidade

“Estamos trabalhando muito para viabilizar uma saúde pública de excelência em Santa Cruz do Sul, e isso também passa pelas ações de prevenção, como é o caso deste Dia D de Vacinação. Isso é cuidar das pessoas”, afirmou o secretário da Saúde e vice-prefeito, Elstor Desbessell.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta