Regional

Mais de 19 mil veículos estão inadimplentes com o IPVA na região

Mais de 19 mil veículos ainda não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativo a 2024 na área sob responsabilidade da 7ª Delegacia da Receita Estadual (7ª DRE), sediada em Santa Cruz do Sul. Os condutores que forem flagrados circulando com esses automóveis estão sujeitos à apreensão do veículo e ao pagamento dos serviços de guincho e depósito do Detran/RS. Além disso, há um acréscimo diário no valor do imposto devido e possibilidade de inscrição na dívida ativa.

Conforme os dados mais recentes da 7ª DRE, 19.454 veículos de 20 municípios da Região Central estão com o IPVA em atraso, de um total de 161.631. Esse número corresponde a 12,04% e R$ 14,9 milhões, ou 7,98% do que o Estado esperava arrecadar nessa área.

LEIA TAMBÉM: Estado recolhe 87% da receita projetada com o IPVA 2024

Publicidade

O pagamento do imposto efetuado após o vencimento será acrescido de mora de 0,334% do valor devido por dia de atraso, até um limite de 20%. Após o 60º dia de vencimento, o débito é inscrito na dívida ativa e são acrescidos mais 5% sobre o valor, totalizando 25% de multa moratória. Após a inscrição em dívida ativa, o débito pode ser encaminhado ao cartório de protestos e aos serviços de proteção ao crédito. Outra limitação é que o proprietário não consegue fazer a transferência do veículo se houver IPVA em atraso. Para tanto, o imposto deve estar integralmente quitado. Já para o licenciamento anual, o IPVA do exercício deverá estar pago e o dos anos anteriores, ao menos parcelado.

Conforme o responsável pela 7ª DRE, Luiz Augusto Wickert, desde o início da pandemia de Covid-19 a Receita Estadual não faz mais operações específicas para fiscalizar o pagamento do IPVA. Essa tarefa hoje é realizada pelos órgãos de segurança e de trânsito, que não conferem especificamente o pagamento do imposto, mas o licenciamento anual e demais condições do veículo e do condutor.

LEIA TAMBÉM: Sindicontábil Vale do Rio Pardo lança Projeto Agro-Contábil

Publicidade

Quero quitar o IPVA

Para quem está com débitos do IPVA em aberto, o procedimento para o pagamento segue o mesmo. Pela internet, é possível fazer o acerto pelo site da Secretaria da Fazenda ou por meio do aplicativo IPVA RS, disponível para as plataformas Android e iOS. Os que preferem pagar de maneira presencial podem fazê-lo em qualquer lotérica da Caixa Econômica Federal ou na rede bancária credenciada, que inclui Banrisul, Sicredi e Sicoob. No caso do Banco do Brasil e Bradesco, essa funcionalidade está disponível somente para correntistas.

Veja os dados por município

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.