Categories: Geral

Mais de 169 mil solicitações de Carteira de Trabalho são encaminhadas em agências do Sine

As 65 Agências FGTAS/Sine e o Sine Móvel encaminharam 169.570 solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), de janeiro a outubro de 2015. Os municípios com os maiores números de documentos encaminhados são Porto Alegre (53.772), Caxias do Sul (9.999), Pelotas (8.829), Santa Maria (7.452) e Passo Fundo (5.063).

Do total de solicitações, 61,76% referem-se à primeira via e 38,22%, segunda via do documento. As Agências FGTAS/Sine encaminham, gratuitamente, as solicitações de emissão do documento para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS). O prazo para entrega é de até 15 dias úteis.

Para encaminhar a primeira via da CTPS, é preciso apresentar Carteira de Identidade em boas condições, Certidão de nascimento ou de casamento, CPF e comprovante deresidência com CEP. Para 2ª via, além dos documentos já citados, é necessário apresentar a Carteira de Trabalho anterior em condições de leitura de número e série ou outro documento que conste os referidos dados como cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa, extrato do PIS/Pasep ou FGTS, requerimento do seguro desemprego ou termo de rescisão do contrato de trabalho homologado. Em caso de 2ª via por perda ou roubo, exige-se, ainda, boletim de ocorrência policial.

Publicidade

As Agências FGTAS/Sine dispõem de kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador. O documento gratuito habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social.

Sine Móvel

O Sine Móvel presta serviços à população em eventos e iniciativas de promoção social e cidadania. O veículo é equipado e adequado ao atendimento dos trabalhadores. Comporta dois funcionários da FGTAS que podem atender, simultaneamente, duas pessoas, inclusive cadeirantes, pois está equipado com rampa de acessibilidade. Ainda, possui equipamentos de informática (tecnologia sem fio), infraestrutura elétrica, aparelho de ar condicionado e uma mesa fixa de atendimento, quatro cadeiras giratórias, armário, luminárias adequadas ao atendimento e piso em material antiderrapante.

Publicidade

Vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.