Política

Mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar em outubro

156.454.011. Esse é o número exato de pessoas aptas a votar nas eleições de outubro. O número é 6,21% maior do que no pleito de 2018. Do total, 52,65% são mulheres. O estado de São Paulo concentra 22,16% do eleitorado. Apenas na capital paulista, são 9,3 milhões. O município de Borá, também em São Paulo, é o menor colégio eleitoral do Brasil, com apenas 1.040 votantes.

LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral de Santa Cruz convoca 1,3 mil mesários; veja as listas

Em Santa Cruz

Na comparação com a última eleição geral, o eleitorado de Santa Cruz do Sul está mais maduro e escolarizado neste ano. Números da Justiça Eleitoral apontam ainda um ligeiro crescimento na representatividade das mulheres.

Publicidade

Ao todo, 105.319 pessoas estão aptas a votar em outubro. Em 2018, eram 102.520. Os dados estratificados apontam que, há quatro anos, os eleitores analfabetos e os que somente liam e escreviam representavam 3,8%. Já neste ano, serão 2,7%.

LEIA TAMBÉM: Usuários do app e-Título receberão informações oficiais sobre eleições

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.