Alunos, professores e equipes diretivas de escolas estaduais e particulares retomam as atividades pedagógicas. Em Santa Cruz do Sul, 12.749 estudantes de escolas estaduais e particulares finalizaram o período de recesso escolar, também conhecido como férias de inverno, e iniciam o segundo semestre nesta segunda-feira, 1º.
LEIA TAMBÉM: Primeiro semestre de retorno das aulas presenciais é bem avaliado
Nos educandários municipais, mais de 11 mil alunos já retornaram às aulas no dia 26 de julho. Destes, 4.982 encontram-se na Educação Infantil e 5.950 são do Ensino Fundamental. Outros 407 estudantes fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Publicidade
Segundo análise da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, o acolhimento dos alunos após o longo período de aulas a distância e a recomposição de aprendizagens são alguns dos principais desafios para o ano letivo de 2022. Muitas das aprendizagens não foram desenvolvidas ou consolidadas nos anos de 2020 e 2021.
Apesar de todos os esforços empreendidos por professores e escolas, há muitos estudantes que não aprenderam e não desenvolveram as habilidades trabalhadas, segundo a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que é orientada pela assessora pedagógica Lígia Hoppe.
LEIA TAMBÉM: Aulas do segundo semestre iniciam nesta segunda-feira na Unisc
Publicidade
Alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais passaram por uma avaliação diagnóstica em maio. Uma nova etapa do estudo está programada para ocorrer no mês de outubro. “Os resultados obtidos até então evidenciaram que a rede municipal de Santa Cruz do Sul está entre a média do País e indicaram habilidades e competências que deverão ter maior atenção por parte dos professores para cada estudante e cada turma.”
Para desenvolver habilidades de leitura que não foram praticadas no período de afastamento causado pela pandemia, os alunos de Santa Cruz cujas escolas participam do programa “Tempo de Aprender”, do Ministério da Educação (MEC), ganharam um “assistente de alfabetização”. Trata-se de um profissional que atua como apoio ao professor nas atividades de desenvolvimento da leitura.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira
Publicidade
Outro programa bastante presente nas escolas municipais no primeiro semestre foi o Pacto Santa Cruz Pela Paz, que auxilia no desenvolvimento socioemocional e na prevenção integrada de adolescentes em situação de risco. “O Pacto tem sido um grande aliado da educação neste período pós-pandemia pois, através do programa Conte Comigo, vem trabalhando na educação infantil o estímulo cognitivo e o desenvolvimento socioemocional. Após esse período de afastamento dos espaços físicos da escola, foi necessário reestabelecer as relações e os vínculos. E o Seja é o programa que vem trabalhando habilidades emocionais e de relacionamento para promover a melhora do desempenho escolar, redução da ansiedade e prevenção de comportamento violento entre crianças do 1° ao 9° ano”, aponta a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Lígia Hoppe.
Quase 7 mil alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também reiniciam o segundo semestre nesta segunda, nos campi de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Montenegro e Sobradinho.
LEIA TAMBÉM: IFSul de Venâncio Aires sofre com corte de 7,32% no orçamento
Publicidade
O reitor da Unisc, Rafael Henn, destaca que a universidade retorna ao período letivo oferecendo segurança sanitária aos estudantes. 2022 é um ano de reestruturação pedagógica, segundo ele. “Será um semestre muito promissor, porque aos poucos estamos implantando a nossa reinvenção pedagógica, que entrou em ação efetivamente durante dois anos de pandemia. Neste ano teremos a reinvenção sem a pandemia, principalmente no que se refere à presencialidade.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.