Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IMPOSTO DE RENDA

Mais da metade já está em dia com o Leão em Santa Cruz; veja os números

Foto: Agência Brasil

Os contribuintes que já entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física podem conferir se estão em dia com o Leão. Na quinta-feira, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2024. Em Santa Cruz do Sul, cerca de 23,4 mil declarantes podem fazer a verificação. No País, ao todo, 5.562.065 contribuintes receberão R$ 9,5 bilhões. Todo o valor será para aqueles com prioridade no reembolso, como moradores do Rio Grande do Sul, em virtude da enchente que assola o Estado. O pagamento do primeiro lote também contempla a devolução residual de anos anteriores e ocorrerá no dia 31, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

De acordo com a Receita, no Vale do Rio Pardo 45.823 pessoas declararam o IR até a manhã dessa sexta-feira. O total apresentado já supera a metade do esperado, que é de 76.814 declarações. Por consequência da enchente, 336 municípios gaúchos afetados tiveram o prazo final prorrogado de 31 de maio para 31 de agosto. Santa Cruz é um deles. Na região, os municípios que se destacam com a regularização do imposto são Santa Cruz, com 23.418 declarações realizadas; Venâncio Aires, 9.223; Rio Pardo, 3.553; Vera Cruz, 3.391; Candelária, 2.494; e Pantano Grande, 1.151.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores formulam propostas para reconstrução dos municípios; veja

Publicidade

O Estado conta com 1.843.283 declarações já realizadas. Desse montante, 63,6% terão direito à restituição. Cerca de 22% deverão pagar o imposto e 14,4% não terão movimentações. No País, a maior parte dos contribuintes que integram o primeiro lote de restituição tem entre 60 e 79 anos. Em seguida, aparecem cidadãos cuja maior fonte de renda é o magistério. Em terceiro, estão as declarações de gaúchos.

A quarta parcela é formada pelas pessoas que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração do IR ou usaram a declaração pré-preenchida. O restante compreende idosos acima de 80 anos e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Como fazer a consulta ao primeiro lote

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Para isso, o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer no aplicativo para tablets e smartphones. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite vistoria destruição causada pela enchente e promete recursos para Sinimbu

Segundo o órgão federal, se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004 0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.