Mais da metade das obras de duplicação do lote 2, no trecho 1 da BR-471, em Santa Cruz do Sul, estão concluídas. Dados da Secretaria de Planejamento apontam 56,21% das intervenções finalizadas, na extensão que compreende a Rua Samuel Pinto Cortez até a Padre Darup, no Bairro Avenida. Os trabalhos, executados pela Avantte Engenharia e Participações Ltda, foram paralisados pela prefeitura nesta quinta-feira, 4, após orientação da Procuradoria-Geral, devido às investigações da Operação Controle.
A obra contempla drenagem superficial, pavimentação e sinalização viária, além da restauração da pista de rolamento existente e a implantação de vias laterais, da rótula da Unisc até o cruzamento com a rua Coronel Oscar Jost. O investimento previsto era de mais de R$ 12 milhões.
Lote 1
Publicidade
Já o lote 1 do primeiro trecho da BR-471 em Santa Cruz compreende a extensão do Trevo do Gaúcho Diesel, na RSC-287, até a DF Sul Fiat. Os trabalhos, executados pela PAP Construtora e Incorporadora Ltda, estão 27,1% concluídos e foram paralisados já em novembro, após as primeiras ações da Operação Controle. A empresa responsável pela obra é uma das investigadas por fraude. O investimento já superava os R$ 20 milhões.
Avantte lamenta paralisação das obras em nota
A Avantte, empresa responsável pelo lote 2 do trecho 1 da BR-471, se manifestou em nota lamentando o ocorrido. Veja na íntegra:
Publicidade
“NOTA DA AVANTTE ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES LTDA.
Lamentamos profundamente a paralisação temporária das obras de duplicação do lote 2 da BR-471 em Santa Cruz do Sul, conforme anunciado pela prefeitura em comunicado desta quinta-feira, 4 de janeiro de 2024.
Entendemos que a decisão da suspensão se fundamenta na análise das documentações da Operação Controle, desencadeada pelo Ministério Público em novembro do ano passado, que investiga a ocorrência de fraudes em licitações relacionadas ao lote 1 da mesma rodovia. Nesse contexto, compreendemos a importância das autoridades locais em zelar pela integridade e legalidade de todas as fases do processo.
Nosso empreendimento, referente ao lote 2, vinha sendo conduzido com total transparência e comprometimento. É com pesar que nos vemos afetados por esta situação, que resulta não apenas na paralisação das atividades, mas também impõe prejuízos à comunidade que aguarda ansiosamente pelos benefícios proporcionados pela duplicação.
Ao expressarmos nossa compreensão acerca da decisão, reiteramos nosso compromisso em superar todos os desafios que surgirem ao longo do projeto. Estávamos empenhados na conclusão da obra, que já atingiu 70% de conclusão, contribuindo assim para a melhoria dos acessos locais e, consequentemente, para o desenvolvimento da região.
Reafirmamos nosso comprometimento em colaborar com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações necessárias para esclarecer eventuais questionamentos sobre nossa atuação no lote 2. Acreditamos na resolução célere desta situação para que, tão logo seja possível, retomemos os trabalhos em prol da comunidade.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.