Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, os procuradores Jeferson Zanette e Vinícius Bernardon projetaram que mais cem servidores aposentados serão desligados da Prefeitura de Santa Cruz no próximo dia 15. Já no dia 1º de julho, para quando está prevista a terceira leva, outros 65 devem sair. Quarta-feira, foi declarada a vacância de 85 cargos.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz desliga 85 aposentados na primeira leva de demissões
O desligamento se dá em função de uma decisão de junho do ano passado do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu como válidas as leis municipais que estabelecem vacância de cargos em caso de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social. Em Santa Cruz, a previsão existe no estatuto dos servidores municipais desde 1999. Pelo menos 657 dos 3,7 mil servidores do Município estão aposentados.
Publicidade
Os procuradores afirmaram que os desligamentos podem se estender até o fim do ano, pois em muitos casos dependem de reposição, sobretudo em áreas como saúde e educação, para que não haja descontinuidade de serviços essenciais.
LEIA MAIS: Desligamento de aposentados: Prefeitura acolhe recursos de sete servidores
Serão considerados, inclusive, casos de pacientes de serviços de saúde que realizam tratamentos contínuos e possuem vínculos emocionais com servidores. Também disseram que, desde o início do ano, pelo menos 20 municípios gaúchos que afastaram aposentados obtiveram decisões judiciais favoráveis.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz prorroga validade do último concurso público
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade