Agronegócio

Mais atividades garantem ganhos mútuos aos produtores de arroz

Dentro do propósito de ser produtor multissafras, reduzir custos e ampliar rendimentos, destacado na abertura da colheita do arroz 2023 no Rio Grande do Sul, esteve em debate também a intensificação da pecuária de ciclo completo em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Jorge Shafhauser, coordenador técnico da Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, no Sul do Estado, enfatizou que, além de grande janela aberta para grãos de inverno, há condições de expandir a implantação de pastagens nesse período, que fornece tanto forragem fresca para pastejo, quanto feno e silagem armazenados para uso quando as áreas estão sob cultivo de verão.

O pesquisador chamou atenção para a relevância de o produtor de arroz visualizar ganhos mútuos obtidos entre uma e outra atividade, que muitas vezes são complexos e difíceis de mensurar. Isso acontece nas mais diversas culturas integradas e, no caso da pecuária, ressaltou que “melhora a ciclagem de nutrientes, a matéria orgânica do solo, porque a pastagem possui raízes que aprofundam e aeram o solo, buscando nutrientes numa profundidade maior”. Lembrou ainda o uso potencializado de máquinas e mão de obra, “quase que obrigando o produtor a ser multissafras para se manter competitivo”.

LEIA TAMBÉM: Apostando no futuro, plantio de algodão cresce no Brasil

Publicidade

Schafhauser apresentou ainda a experiência na área de Juan Sebastian Vittone, pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta). Ele apresentou o “Feedlot Ecológico”, alternativa para integração lavoura-pecuária naquele país, que tem como algumas características “espaço de 100 a 300 metros quadrados por cabeça, oferta de alimentação para autoconsumo, ajuste das rações de acordo com o recurso e o objetivo, e rotações das parcelas e lotes”, mostrando bons resultados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.