Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tabaco

Mais 927 lavouras são atingidas por granizo

A queda de granizo ocorrida na última terça-feira causou novos prejuízos à cultura do tabaco na região, em outras áreas do Rio Grande do Sul e também em alguns pontos de Santa Catarina e Paraná. Até ontem, a Afubra havia recebido 927 avisos de produtores associados que tiveram lavouras atingidas por pedras de gelo na terça-feira, somando os comunicados que vieram dos três estados do Sul. Foram afetadas plantações de 39 fumicultores na microrregião de Candelária, de 145 na de Canguçu, de 193 na de Camaquã, de 147 na de Santa Cruz (matriz), de 74 na de Sobradinho, de um na de  Venâncio Aires, de seis na de Francisco Beltrão (PR), de 284 na de Imbituva (PR), de 13 na de Rio Negro (PR), de cinco na de Herval do Oeste (SC) e de 20 na de São Miguel do Oeste (SC).

Na região da matriz, foram prejudicadas lavouras de Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Herveiras, Santa Cruz e Sinimbu. O município mais afetado foi Boqueirão do Leão, do qual até ontem a associação registrou em torno de 90 avisos. Conforme o secretário de Agricultura do município, Ricardo Bergonci,  a queda de granizo em Boqueirão do Leão ocorreu na tarde de terça-feira e foi forte. “As localidades mais atingidas foram Vila Schmidt e Rio Pardinho”, relatou o secretário, acrescentando que nessa segunda localidade durou de dez a 15 minutos. Ele observou que houve muita perda nas lavouras do município. “Onde o granizo caiu, o estrago foi grande.”

Ao todo,  este ano, de 1º de outubro até o último sábado, considerando os três estados do Sul, 8.533 associados avisaram à Afubra que suas plantações haviam sido afetadas por granizo, de acordo com informações do coordenador de Pesquisa e Estatística da Afubra, Alexandre Paloschi. Até o fim da semana, ele acredita que serão mais de 9,5 mil. Mesmo assim, é uma quantidade bem inferior à registrada até esta mesma época no ano passado, que foi de aproximadamente 30.020 comunicados de lavouras atingidas por granizo. A Afubra já está verificando as plantações prejudicadas, trabalho que deve se estender até a próxima semana.

Publicidade


 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.