Na manhã desta quinta-feira, 14, foram escolhidos os novos representantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). No Cisvale, no lugar do ex-prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, assume a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany. Já na Amvarp, Paulo Butzge, ex-prefeito de Candelária, dá lugar ao prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva.
Em entrevista à Radio Gazeta, Helena salientou que o Cisvale tem um papel fundamental na saúde – área que já está consolidada, mas que abre um leque maior de atribuições. “Nosso maior desafio para este ano é colocarmos o cercamento eletrônico. Deu o acaso do meu secretário de segurança, coronel Everton Oltramari ter participado ativamente de toda a tramitação sobre o cercamento no ano passado. Então relatei essa situação aos prefeitos que acabaram concordando com Santa Cruz tomar a frente neste ano.”
LEIA TAMBÉM: Amvarp e Cisvale aprovam cogestão do modelo de distanciamento controlado
A prefeita ainda lembrou que a saúde sempre foi o carro chefe do Cisvale e continuará na pauta, ainda mais agora com a pandemia por causa do coronavírus. “O consórcio trabalha na definição das bandeiras, nos protocolos de segurança, nos ajuda nessa fase que atravessamos. Santa Cruz é referência em saúde na região, então nada melhor do que a prefeita de Santa Cruz assumir o Cisvale.”
Já na Amvarp, o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, assume pela segunda vez o comando da associação. “No ano passado tivemos dificuldades imensas por causa da pandemia. Tivemos que nos reinventar. Este ano não vai ser diferente. Com comprometimento e força de vontade vamos lutar ainda mais pela região”, relatou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Amvarp e Cisvale aprovam gestão conjunta do modelo de distanciamento controlado
Dentre as pautas elencadas por ele, está a melhoria na RSC-471 que passa por Encruzilhada do Sul e Pantano Grande. “Vamos encaminhar uma moção de apoio e buscar uma audiência com os órgãos responsáveis para que repassem um posicionamento sobre a rodovia. Outra pauta é com relação a estiagem. Vamos buscar para que o Estado nos auxilie nas dificuldades que virão futuramente.”
A Amvarp tem ainda como 1ª vice-presidente, a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes. Já o 2º vice-presidente é o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker. No Cisvale, o vice é o prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum.
LEIA TAMBÉM: Amvarp e Cisvale vão debater novas medidas contra o coronavírus
Publicidade