Com uma programação diversificada, temas atuais e palestrantes de referência no circuito nacional, a segunda edição do ESG Experience confirma a posição de vanguarda no cenário da sustentabilidade no Rio Grande do Sul. Promovido pela Associação Comercial e Industrial do município (ACI), Universidade de Santa Cruz (UNISC), Alliance One, BAT, Cindapa, Excelsior Alimentos e Philip Morris Brasil, com o apoio da Gazeta Grupo de Comunicações, o evento ocorre no dia 15 de agosto, com início às 8 horas e encerramento às 17h30, no auditório do Memorial da UNISC.
A proposta de ser um fórum para debates e reflexões sobre temas essenciais à agenda ESG (ambiental, social e governança) e sua aplicação no ambiente corporativo estará presente ao longo de toda a programação. Na parte da manhã, a professora e especialista em ESG, Hildengard Allgaier, apresenta a palestra “Organizações Exponenciais”, compartilhando sua experiência internacional na área.
LEIA TAMBÉM: Crianças de Linha Santa Cruz têm dia de aprendizado sobre Eisstocksport
Publicidade
Fundadora da escola de inovação e sustentabilidade Ehlo, Hildengard Allgaier possui MBA pela Nottingham University e é fellow da Royal Society of Arts de Londres. Especialista em comunicação, relatórios e projetos multi-stakeholders em ESG é professora visitante da PUCRS, IBMEC e FIA-USP. Mentora de executivos em transição de carreira na Henkel, Meta e Loccitane, criou a Ehlo consultoria boutique ESG em 2019, no Reino Unido, com o intuito de estabelecer pontes entre a academia e o mercado corporativo.
Os eventos extremos e seus impactos também estarão na pauta dos debates. Palestrante do encontro, o doutor em Desastres Naturais e membro do Comitê ABNT/CEE-063, Marcos Leandro Kazmierczak, abordará o tema “Mudanças Climáticas como Pilar Adicional em Projetos de ESG”.
LEIA TAMBÉM: Caravana de Direitos chega a Venâncio Aires na próxima semana
Publicidade
Kazmierczak é engenheiro florestal com especialização em Análise de Imagens Orbitais e Sub-orbitais e mestre em Sensoriamento Remoto. Doutor em Desastres Naturais pela UNESP/CEMADEN, com área de concentração em Vulnerabilidade de Secas, foi delegado do Brasil no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). Fundador da KAZ TECH, startup de mudanças climáticas, de Porto Alegre, presta consultoria em sustentabilidade, mudanças climáticas e inteligência analítica geoespacial.
Além das palestras, haverá apresentações de casos de empresas locais – Alliance One, BAT, China Brasil Tabacos, JTI, Philip Morris Brasil e Verken – e seus resultados com a aplicação das práticas de ESG. Para o diretor de ESG da ACI, Cassio Arend, o evento é uma oportunidade de integrar as ações nesta área das organizações dos Vales do Rio Pardo e Taquari e também do Estado. “Queremos mostrar que as práticas de ESG são aplicáveis em empresas de qualquer porte, inclusive como fator diferencial para alavancar os negócios”, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: Atividades de conscientização sobre o fim da violência contra a mulher vão marcar o Agosto Lilás
Publicidade
Ao meio dia, acontecerá o almoço de integração, na Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc). A ideia é oferecer um espaço para confraternização, networking e trocas de experiências entre os participantes.
Também serão apresentados no evento os resultados preliminares da pesquisa dos impactos do aquecimento global e mudanças do clima nas empresas das regiões dos Vales. A iniciativa é uma parceria entre a ACI e a Unisc.
LEIA TAMBÉM: Frente fria vai derrubar temperaturas na região; veja a previsão do tempo
Publicidade
As inscrições para o segundo lote do evento estão disponíveis ao preço de R$ 120,00 para associado e R$ 140,00 para não associado, e podem ser feitas neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da ACI. As vagas são limitadas.
Confira a programação:
– Construção de Relatório de Sustentabilidade: da operação ao papel, com Leticia de Mello Pereira, Assuntos Corporativos da China Brasil Tabacos
Publicidade
– Sustentabilidade na produção de Tabaco: Iniciativas Ambientais da Philip Morris Brasil, com Leonardo Bastos Moraes, biólogo e coordenador de Sustentabilidade na empresa
– Maximizar o potencial de rendimento dos produtores por meio de treinamentos adequados em Boas Práticas Agrícolas e de oportunidades de diversificação de culturas, com a Alliance One
– Excelência em proteção da Biodiversidade e Conservação da Natureza, com Gabriel Rezende, Diretor de Tabaco da BAT Latam South e Pesquisa Global Agronômica
– Resultados preliminares da pesquisa dos Impactos do Aquecimento Global e Mudanças do Clima nas Empresas das Regiões dos Vales, como os professores Pietro Dolci e Markus Brose da UNISC.
– ESG em uma pequena indústria de Móveis -VERKEN, com os sócios da empresa João de Moura Vogt, José Otávio de Moura Leitão e José Mauricio de Moura Leitão.
-Verificação da Cadeia de Fornecimento (SCDD), com Marco Aurélio Dreyer de Andrade Silva, gerente da área de ESG para a JTI Brasil.
– Princípios para Governança Climática Eficaz, com Cássio Alberto Arend, doutor em Direito Ambiental.
– Financiamento de Projetos Sociais, com Nicole Morás, coordenadora da área de Comunicação e Relacionamento da ONG Parceiros Voluntários.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.