As comissões organizadoras de eventos da magnitude da Oktoberfest têm um propósito definido com bastante antecedência. Há, sempre, o interesse de se fazer uma festa com maior público e volume de negociações. Não raro, isso é parte da realidade; afinal, as regiões de abrangência costumam ter crescimento populacional, assim como são propostas novas atrações, que agregam visitantes, às vezes de locais bem distantes.
É claro que, diante de uma situação como a percebida nos últimos anos, em que um vírus foi o motivo da adoção de medidas de distanciamento, essa ideia de crescimento constante foi interrompida, tanto em Santa Cruz do Sul quanto nas outras cidades que sediam os eventos. Agora, com o fim das restrições, foi possível imaginar uma festa maior. E não ficou somente no discurso prévio. Ela tem a programação mais extensa, envolvendo três finais de semana de outubro, assim como um leque de shows nacionais com capacidade de atrair muita gente, tendo em vista a diversidade dos estilos propostos.
LEIA MAIS: FORA DE PAUTA: Ela me espera à noite
Publicidade
Mas mais do que ter a ampliação de data, com três semanas de atrações, a 37ª Oktoberfest Santa Cruz do Sul traz uma inovação que a torna mais democrática. Em época de eleição, de escolha de gestores no Estado e na União, atentar para esse lado social é demonstração de sensibilidade. Nesse ano é possível acessar o parque, diariamente, sem nenhum custo. Basta atentar para os horários de gratuidade apresentados pela comissão organizadora. O Portal Gaz tem matéria que mostra o cronograma com os valores e os momentos em que não há cobrança para o acesso.
Com essa medida, a edição de 2022 dá um salto em público – mostrando a vontade reprimida, pela pandemia, de acompanhar grandes eventos –, e no entendimento de que a festa deve ser popular e incentivar a participação de todos. Afinal, mais do que a Festa da Alegria, é a forma de homenagear os colonizadores alemães e a importância de todos os outros povos que são responsáveis pelo crescimento de Santa Cruz do Sul e da região, colocando-as entre as maiores na economia do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: A memética sonora brasileira
Publicidade
Além disso, ampliar a circulação dentro da área do parque faz com que os serviços e os produtos dos expositores sejam mais vistos, aumentando a possibilidade de negociações ou networking, o que pode resultar em futuras vendas e parcerias. É bom para o visitante, excelente para o comerciante e pode servir de exemplo para eventos de outras cidades, além de dicas para as próximas edições.
A Oktoberfest 2022 é de renovação, reencontro com o público, resgate de tradições, como os desfiles da Marechal Floriano (programados para os domingos), e inovação, a partir de medidas nos moldes ESG – de cuidado ambiental, social e de governança.
LEIA MAIS COLUNAS DO FORA DE PAUTA
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!