Santa Cruz do Sul

Maio vermelho: campanha alerta para prevenção do câncer de boca

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca já foram registrados no Brasil em 2023 e a ausência de diagnóstico precoce contribui para essa triste realidade, segundo especialistas. No combate à desinformação e para incentivar ações voltadas à prevenção, durante todo o mês, acontece o Maio Vermelho, uma campanha de conscientização com foco na prevenção da doença.

Em Santa Cruz do Sul, a rede de atenção básica está engajada na campanha. No sábado, 27, a Central de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), na Rua Ernesto Alves, nº 1298, vai abrir as portas para a população, no horário das 9 horas às 15 horas. As consultas visam detectar a doença em seus estágios iniciais. A ação contará com a participação dos alunos do Curso de Odontologia da Unisc.

LEIA TAMBÉM: Excesso de exposição solar pode causar câncer bucal

Publicidade

Apenas este ano já foram encaminhados pelos profissionais da (Sesa), para exame e biópsia, 40 pacientes. “O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial, o que permite tratamento mais efetivo e cura. É importante aproveitar as consultas de rotina com o dentista para tirar dúvidas e, principalmente relatar qualquer sinal ou sintoma diferente”, recomendou a coordenadora da Divisão de Saúde Bucal da Sesa, Brigitte Eick.

A coordenadora reforça que os profissionais de Odontologia do município estão preparados para examinar lesões bucais de difícil cicatrização, bem como ensinar a prática do autoexame, priorizando pessoas que apresentem fatores de risco, como o tabagismo e o etilismo.

“O exame é simples, rápido e qualquer dentista pode realizar. Em caso de diagnóstico suspeito, o paciente será prontamente encaminhado para a atenção especializada e caso o exame mostre resultado positivo, ele é encaminhado ao Hospital Ana Nery”, explicou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sexo oral pode causar câncer de garganta? Veja o que dizem os médicos

De acordo com Brigitte, o município conta com 36 profissionais da área que prestam atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos consultórios da Central de Odontologia. No interior consultas podem ser realizadas em Rio Pardinho, Monte Alverne, Boa Vista e Alto Paredão. O atendimento é por agendamento.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Elstor Desbessell, quando o que está em questão é a saúde, o caminho mais curto para uma vida plena é sempre o da prevenção. Ele destaca a importância do Maio Vermelho para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e para que profissionais de saúde ampliem as discussões sobre diagnóstico e tratamento da doença. “A prevenção é o melhor caminho, não envolve dor ou sofrimento e é uma questão de manter hábitos saudáveis, o que está ao alcance de todos”, disse.

Publicidade

Sobre o câncer bucal

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e da cavidade oral, é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser realizado por um profissional qualificado e de forma rotineira.

LEIA TAMBÉM: Estudo do Inca revela que atividade física atua no controle do câncer

Os principais sintomas são o surgimento de machucados, como úlceras que demoram a cicatrizar, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos, inchaço e dormência em alguma área, além de rouquidão. Nas primeiras etapas, a doença pode ser silenciosa, sem a manifestação de sinais. Nas fases mais avançadas, pode causar mau hálito, dores na região, dificuldade para falar e engolir, além do desenvolvimento de caroços no pescoço e perda de peso.

Publicidade

Entre os principais fatores de risco para os cânceres de lábio e da cavidade oral estão o tabagismo, em primeiro lugar, e o consumo de álcool, em segundo. A exposição à radiação solar, a infecção por HPV, o uso de imunossupressores e a infecção por HIV também representam risco. A maior incidência da doença ocorre em homens brancos com mais de 40 anos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.