Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CLIMA

Maio interrompe sequência de seca e termina como o mês mais chuvoso desde abril de 2022

Foto: Vlad Chețan/Pexels

O quinto mês do ano marcou o encerramento de um longo período com instabilidade abaixo da média histórica em Santa Cruz do Sul. Em maio, a precipitação na zona urbana atingiu 211 milímetros. Desde agosto do ano passado, foi a primeira vez que choveu mais do que o esperado. Os dados são da estação da Gazeta Grupo de Comunicações, localizada no Centro.

Apesar de volumosa, a chuva no último mês se concentrou praticamente toda na primeira semana de maio. Em dados absolutos, também foi o período com mais instabilidade desde abril do ano passado, quando o acumulado chegou a 218 milímetros. A falta de chuva desde que a precipitação começou a reduzir, em agosto de 2022, afetou a reposição de água no solo.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra a menor temperatura do ano; veja a previsão para a semana

Publicidade

Nos últimos 10 meses, choveu um total de 865 milímetros em Santa Cruz. Já a média histórica projetada era de 1.406 milímetros. Isso equivale a uma redução de quase 40% sobre o esperado para o período. Maio ainda trouxe a temperatura mais baixa do ano até agora em Santa Cruz. A atuação de uma massa de ar frio fez o amanhecer da última segunda-feira, 29, marcar apenas 7,2 graus, na estação da Unisc, localizada na Zona Norte da cidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.