O quinto mês do ano marcou o encerramento de um longo período com instabilidade abaixo da média histórica em Santa Cruz do Sul. Em maio, a precipitação na zona urbana atingiu 211 milímetros. Desde agosto do ano passado, foi a primeira vez que choveu mais do que o esperado. Os dados são da estação da Gazeta Grupo de Comunicações, localizada no Centro.
Apesar de volumosa, a chuva no último mês se concentrou praticamente toda na primeira semana de maio. Em dados absolutos, também foi o período com mais instabilidade desde abril do ano passado, quando o acumulado chegou a 218 milímetros. A falta de chuva desde que a precipitação começou a reduzir, em agosto de 2022, afetou a reposição de água no solo.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra a menor temperatura do ano; veja a previsão para a semana
Publicidade
Nos últimos 10 meses, choveu um total de 865 milímetros em Santa Cruz. Já a média histórica projetada era de 1.406 milímetros. Isso equivale a uma redução de quase 40% sobre o esperado para o período. Maio ainda trouxe a temperatura mais baixa do ano até agora em Santa Cruz. A atuação de uma massa de ar frio fez o amanhecer da última segunda-feira, 29, marcar apenas 7,2 graus, na estação da Unisc, localizada na Zona Norte da cidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade