Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Maio Furta-cor chama a atenção para a saúde mental materna

Os cuidados com a saúde mental materna são o mote para o Maio Furta-cor, que ocorre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul. Em abril passado, decreto assinado pela prefeita Helena Hermany instituiu a data de reflexão e a incluiu no Calendário Oficial do município.

A iniciativa já envolve os continentes da América, África, Ásia e Europa, contando com 250 representantes em 17 países. A mobilização existe desde 2020 e, em três anos, já foram aprovadas mais de 30 leis Maio Furta-cor no Brasil, sendo três delas estaduais (PR, SE e DF). A campanha, comunitária, sem fins lucrativos, democrática e apartidária enfoca a temática urgente do olhar cuidadoso e real para a saúde mental materna.

A representante oficial do movimento em Santa Cruz do Sul, Daniela Silveira, destaca que muitas são as causas que podem levar as mães ao adoecimento mental. “Durante a pandemia tudo piorou, a exaustão do trabalho materno, as condições restritivas, econômicas e relacionais alimentaram indicadores de ansiedade, depressão e suicídios de mães”, avalia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz recebe Maio Furta-Cor com foco na causa da saúde mental materna

Por isso, ela explica, o Maio Furta-cor busca sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna; promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas; e estimular a construção de políticas públicas de saúde através de projetos de lei que instituam o Maio Furta-cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres mães.

A prefeita Helena Hermany destacou a mobilização popular em torno da causa. “Fico feliz em ver nossa comunidade se envolvendo nesta iniciativa tão relevante. Temos o compromisso de cuidar das pessoas e a saúde mental das mães merece toda a nossa atenção”, afirmou.

Publicidade

Para o secretário de Saúde e vice-prefeito, Elstor Desbessell, o evento será uma oportunidade de buscar conhecimento sobre a questão. “A diversidade da programação permite à sociedade santa-cruzense se familiarizar com o debate em torno do tema.”

A programação em Santa Cruz do Sul se encerra no dia 13 de maio, com a Marcha Furta-cor, com saída às 9 horas, do Parque da Oktoberfest, em direção ao Monumento ao Imigrante. A programação integral – incluindo atividades online pode ser consultada no link bit.ly/TCMaioFurtaCorSCS, onde também devem ser feitas as inscrições para as atividades presenciais. Para mais informações, consulte o perfil @trilha.colaborativa, no Instagram.

LEIA TAMBÉM: Média de atendimentos no Cemai cresce e chega a 170 por dia

Publicidade

Programação Maio Furta-Cor 2023 (Atividades presenciais)

07/05
9 horas – Roda de Amamentação: Workshop e Mamaço – Centro Holístico Parque das Nascentes
14 horas – Vivencial Cura com Rosas e SMM – Centro Holístico Parque das Nascentes

13/05
9 horas
Marcha Furta-cor – Parque da Oktoberfest até Monumento ao Imigrante

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.