A sexta edição do Festival Santa Cruz de Cinema, realizada de 24 a 27 de outubro de 2023, colocou a cidade em definitivo no circuito do audiovisual nacional. Se nas cinco edições anteriores havia se estabelecido e firmado, com a atração de importantes nomes das telas como convidados e homenageados, o evento mais recente ocorria sob os augúrios de uma produção ambientada na região, evidenciando as decorrências positivas de apostar nessa arte de forma institucional.
Foi com as filmagens do longa-metragem InfiniMundo, ainda no primeiro semestre do ano, que a comunidade regional pôde sentir os reflexos socioeconômicos do investimento no audiovisual. Era o primeiro fruto da Santa Cruz Film Comission, instituída em 2022. E o festival de 2023 trouxe à cidade, entre outros artistas, o ator Thiago Lacerda e a atriz Hermila Guedes. A vinda de ambos permitiu inclusive que pudessem testemunhar a infraestrutura local e a aptidão para o turismo associado ao cinema, como já ocorre em outras regiões do País.
Outra evidência da projeção do evento local está no número de produções inscritas, que foi recorde. Concorreram 695 obras, de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Destes, foram selecionadas 18 para a Mostra Competitiva. A realização Ela Mora Logo Ali, representando Rondônia, com direção de Rafael Rogante e Fabiano Barros, foi a vencedora. Ganhou tanto a estatueta Tipuana de melhor filme quanto as de Melhor Atriz (Agrael de Jesus) e de Júri Popular.
Publicidade
LEIA MAIS: Maio será o mês do cinema em Santa Cruz a partir de 2024
Após a intensa agenda da edição de 2023, o 7º Festival Santa Cruz de Cinema está programado para o final de maio, antecipando a realização para o primeiro semestre, estratégia para evitar a concorrência com os eventos de maior porte da reta final de ano. E, nos bastidores, de forma extra-oficial, já se comenta da perspectiva de que nomes de ponta do cinema nacional mais uma vez estão sendo contatados e poderão vir à cidade.
O Festival Santa Cruz de Cinema passou a contar, na reta final de 2023, com uma nova instância que se ocupará de auxiliar a gerir as ações e planos relacionados a essa área. Trata-se da Associação Santa Cruz de Cinema e Audiovisual, fundada no dia 21 de dezembro, com a finalidade expressa de fomentar esse setor e contribuir com os realizadores do festival, a Universidade de Santa Cruz do Sul e o Serviço Social do Comércio (Sesc), em tudo o que esteja relacionado a esse evento. O primeiro presidente da associação é o jornalista e professor Leonel Aires.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: Santa Cruz Film Commission é apresentada oficialmente
A nova associação também poderá ser mais uma interlocutora a auxiliar em tratativas que colaborem com a Santa Cruz Film Comission, por sua vez gerida pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, que atualmente é presidida por Carolina Knies. Instituída por lei do Executivo Municipal, em 2022, a Film Comission visa a captação de produções audiovisuais, como filmes, séries, novelas ou comerciais, na cidade ou no interior.
O poder público contratou a Associação Pró-Cultura como gestora da Film Comission, e esta definiu a produtora Pé de Coelho, que tem Diego Tafarel como sócio-proprietário, para a direção de conteúdo. A partir desse contexto, Natália Corrêa é a diretora da Film Comission e Vanice Souza atua como gerente de atendimento, enquanto Elaine Cardoso é a secretária.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.