Geral

Magazine passa a publicar folhetim inédito de José Wenzel

A primavera de 2024 começa neste domingo, 22. E é para celebrar o ingresso na nova estação, que sempre sinaliza para novo ciclo da natureza, que a Gazeta do Sul passará a publicar, na edição deste fim de semana, uma ficção inédita e exclusiva, elaborada exclusivamente para presentear os leitores. Na página 4 do suplemento Magazine será compartilhado, em veiculação quinzenal, o folhetim “Verde Novo”, de autoria do escritor e ambientalista José Alberto Wenzel, que já é colunista da Gazeta do Sul, também com participação quinzenal.

A sua narrativa ficcional estará ambientada no contexto do Cinturão Verde e do ecossistema que circunda a cidade de Santa Cruz do Sul. É nesse território, que Wenzel conhece bem e de longa data, por sua vivência como geólogo e ambientalista, mas também pela atuação como gestor público (foi, por exemplo, prefeito local), que seus personagens se movimentarão e o enredo se constituirá.

LEIA TAMBÉM: Levamos o que deixamos

Serão 26 edições, com veiculação quinzenal, sempre na página 4 do Magazine, e em finais de semana que serão alternados com sua coluna já tradicional. A série começará na primavera deste ano e será concluída na entrada da primavera do ano que vem, marcando novamente esse mesmo ciclo em 2025. Todas contarão com ilustração original assinada pelo ilustrador Cleito Fernando Silveira de Barros, ou Fernando Barros, chargista da Gazeta do Sul há quase 25 anos.

Publicidade

Esta é, também, a primeira experiência da Gazeta do Sul na edição de um folhetim, cuja publicação, em série, possui longa presença no jornalismo brasileiro e mundial. Marca, desse modo, a chegada da Gazeta aos 80 anos, em janeiro. No passado, no modelo do folhetim foram publicados alguns dos mais importantes textos da literatura mundial, e também brasileira, cujas sucessivas edições depois foram agrupadas em livro. Desse modo surgiram alguns dos mais representativos romances de autores como José de Alencar (Senhora), Joaquim Manuel de Almeida (A Moreninha) e Machado de Assis (Quincas Borba).

LEIA TAMBÉM: Atlas do futuro

Wenzel é autor de diversos livros, entre ensaios e romances. O mais recente, lançado em junho deste ano, é Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf, sob o selo da Editora Gazeta, pela qual igualmente lançou vários de seus livros anteriores. Aos 72 anos, natural de Cerro Largo, mas há décadas radicado em Santa Cruz, é casado com Vera, pai de Rodrigo e Aline e avô de Sofia e Arthur.

Publicidade

“Teremos um encontro marcado”

O escritor José Alberto Wenzel manifesta a sua expectativa pela estreia de sua primeira produção no formato de folhetim, neste fim de semana. Ele envia mensagem aos leitores: “A partir deste fíndi, vista suas roupas mais leves e afivele a mochila, pois seremos parceiros de uma caminhada por uma rota misteriosa. No trajeto, esteja pronto para encontrar personagens e enredos inusitados e alguns aparentemente conhecidos, mas mesmo estes sob uma nova perspectiva. A cada capítulo do folhetim, generosamente disponibilizado num espaço privilegiado da nossa Gazeta do Sul, sob a edição competente de Romar Beling e sua equipe, estaremos nos reencontrando de duas em duas semanas, tempo suficiente para sentirmos saudades de nossa parceria, e ainda maior enlevo a cada reencontro.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.