A partir de agora mães de crianças recém-nascidas poderão requerer o chamado auxílio-natalidade. O benefício, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social, tem por finalidade ofertar suporte momentâneo, na forma de bens de consumo e por ocasião do nascimento, a mães que estejam em situação de vulnerabilidade. O lançamento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26, no salão nobre do Palacinho, em ato que contou com a presença de autoridades, servidores, imprensa e comunidade.
Conforme a lei, o benefício pode ser requerido em um prazo de até 30 dias após o nascimento do bebê. Para ter direito também é necessário que a mãe resida em Santa Cruz do Sul há mais de um ano e que tenha realizado todo o acompanhamento pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As primeiras beneficiadas receberam um kit contendo creme para assaduras, fraldas descartáveis, hastes flexíveis, lenços umedecidos, mamadeira e mordedor. Os itens foram acondicionados dentro de bolsas de tecido confeccionadas pelas alunas da oficina de formação profissional Gente que Costura Amor, realizada no Cras Beatriz Frantz Jungblut. E cada mãe foi presenteada também com um par de sapatinhos de tricô, doação da comunidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Casal de mulheres que fez inseminação caseira tem dupla maternidade reconhecida
Presente na cerimônia, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, afirmou que Santa Cruz do Sul serve de exemplo ao protagonizar mais uma importante política pública para atender a população. Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Priscila Froemming, frisou que o município agora contempla todos os benefícios eventuais no âmbito do SUAS, como auxílio-funeral, auxílio em situações de vulnerabilidade temporária, auxílio em situações de emergências e/ou calamidade pública e agora o auxílio-natalidade.
Em sua fala a prefeita destacou o alcance das políticas públicas que devem contemplar desde a fase de gestação, passando pelo cuidado com as crianças na creche, pela educação formal na escola, pelos projetos de contraturno escolar, até a inserção profissional, encaminhando o jovem para um futuro de mais oportunidades. “A maior felicidade de uma mãe é ver seus filhos felizes. Todas as crianças nascem puras, boas e é o contexto que muitas vezes modifica essa trajetória, portanto o que o Município puder fazer pelo bem das nossas crianças, com certeza fará”, disse ela.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade