Categories: Cultura e Lazer

Lya Luft recebeu muitas homenagens em sua terra natal ao longo da carreira

A escritora Lya Luft, em reconhecimento à importância da sua obra para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, recebeu ao longo dos anos muitas homenagens em Santa Cruz do Sul, sua terra natal, e foi convidada com frequência para eventos, inclusive a ela dedicados. Entre os atos destacam-se iniciativa da Câmara de Vereadores, por iniciativa do então vereador Hardi Lúcio Panke, de conceder a Lya o título de Cidadã Honorária de Santa Cruz do Sul, em 7 de maio de 2002, entregue em 2003, em reconhecimento a sua trajetória como professora, tradutora e escritora.

Em momento posterior, Lya foi homenageada pela Prefeitura, na gestão do prefeito José Alberto Wenzel, com a fixação de uma placa comemorativa, por ocasião da proximidade de seus 70 anos, em 9 de maio de 2008, quando ela compareceu à cerimônia e se disse muito emocionada. A autora também contribuía e colaborava com artistas locais e regionais, assinando apresentações ou prefácios a obras.

LEIA MAIS: De poesias a romances, conheça todos os livros publicados por Lya Luft

Publicidade

Foi o que fez para o livro especial com fotos de Santa Cruz do Sul de autoria do fotógrafo Inor José Assmann, em 2017, em texto no qual recorda de suas vivências na terra natal. Em mais de uma ocasião, Assmann a fotografara durante reportagens e entrevistas para a Gazeta do Sul. A mais recente homenagem a Lya coube à Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, entidade que atribuíra à escritora, como reconhecimento, a cadeira de nº 1, e que organizou exposição alusiva aos 80 anos da romancista, em 2018.

Lya, natural de Santa Cruz do Sul, faleceu em casa, em Porto Alegre, aos 83 anos de idade, nessa quinta-feira, 30. Ela tratava, já há alguns meses, um melanoma.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz decreta luto oficial pela morte de Lya Luft

Publicidade

Lya iniciou a caminhada de estudos no Colégio Mauá

O diretor-geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, divulgou nessa quinta-feira uma nota de pesar em nome do educandário, no qual a escritora Lya Luft iniciou a sua caminhada de formação. “Estamos de luto”, expressou Raschen. “Profundamente consternados pelo falecimento de nossa ex-aluna e brilhante escritora Lya Luft, o Colégio Mauá lamenta a perda e expressa os votos de pesar aos familiares e amigos. Ficará uma grande saudade, mas também um grande legado para a cultura de nosso país.”

O colégio inclusive recordou que, já na infância, Lya evidenciava dotes de quem, adiante, se firmaria para sempre na literatura e nas artes do Brasil. “Ainda no tempo de estudante no Mauá, Lya iniciava sua caminhada como escritora, publicando entrevistas e textos no jornal O Estudante, do Grêmio Cívico e Literário José de Alencar, hoje o nosso Grêmio Estudantil”. E conclui: “Ficam entre nós as boas lembranças e a sua vasta obra literária. Descanse em paz, Lya Luft!”

Em Santa Cruz, além de estudar no Colégio Mauá, a pequena Lya teve uma passagem como aluna do Colégio Sagrado Coração de Jesus, das Irmãs. Depois de cursar o então Ensino Primário e Científico, ficou um ano em Porto Alegre, em 1955, cursando a Escola Normal no Colégio Americano. Retornou a Santa Cruz para concluir a Escola Normal, e então voltou à capital para cursar a faculdade, em 1959. Na PUCRS, concluiu Letras Anglo-Germânicas, em 1963, e fez dois mestrados: o de Linguística, na PUCRS, em 1975, e o de Literatura Brasileira, na Ufrgs, em 1978.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Lacuna difícil de ser preenchida”, diz governador; veja outras manifestações

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.