A segunda-feira, 13, que marcou a penúltima data de sessões ordinárias no Legislativo, também foi evidenciada por uma reverência à história. Depois da realização do expediente, o plenário recebeu expressivo público, muitos utilizando trajes típicos alemães, para acompanhar a solenidade em homenagem aos imigrantes.
A iniciativa, proposta por Henrique Hermany (PP), destaca a realização da 2ª Semana da Imigração Alemã, que tem programação organizada pela Associação de Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc), berço da colonização germânica. O espaço, que costuma ser local de debates e da apreciação de projetos que fazem parte do dia a dia da sociedade santa-cruzense, transformou-se no palco de apresentação de talentos e do culto à tradição trazida pelos imigrantes – a começar pela chegada com desfile de lanternas de crianças e jovens da comunidade.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores tem sessão solene alusiva à Semana da Imigração Alemã
Publicidade
O presidente do Legislativo, Ilário Keller (PP), destacou a importância do momento. Além da possibilidade de se fazer o reconhecimento aos alemães, frisou o fato de que, com a diminuição da incidência da pandemia, tornou-se possível a realização de eventos. “É uma alegria receber novamente nossa comunidade nesta Casa. A partir do avanço da vacinação, acredito que poderemos voltar a comemorar e relembrar nossos antepassados, o que é de fundamental importância.”
A necessidade do resgate do que foi feito pelos pioneiros na povoação também baseou o discurso do proponente da sessão, Henrique Hermany. “O expressivo desenvolvimento de Santa Cruz do Sul, em especial no início de sua colonização, deve-se ao trabalho desses imigrantes”, enfatizou. O progressista reforçou a atual multiplicidade étnica do município, como acréscimo ao que foi proporcionado pelos que chegaram há 172 anos. “Para chegar onde estamos é porque tivemos um começo, um sonho vivido por seis pessoas”, recordou.
Hermany referiu-se às primeiras famílias, que tiveram origem com Johann Gootlieb Pohl, August Wuttke, August Raffler, August Mandler e Frederico Tietze, que têm descendentes entre os santa-cruzenses. “Vieram de um mundo diferente, um mundo que tinha universidade antes mesmo de o Brasil ser descoberto. Isso explica tudo o que os pioneiros deixaram em nossa cultura”, concluiu.
Publicidade
O trabalho que será desenvolvido em Linha Santa Cruz foi destaque de Hermany e do representante da comunidade, Rogério Hartz. “Estamos voltados a novos projetos, especialmente na área do turismo. Cito o Parque Municipal, que vai atrair visitantes de outros municípios, estados e até de fora do País, além de servir como um lugar para o lazer dos santa-cruzenses”, disse Hartz, completando a fala do vereador: “Será um espaço do povo, com turismo de proximidade”.
LEIA MAIS: Programação celebra a trajetória dos colonizadores
O momento de atrações artísticas, com a chegada das crianças e jovens com lanternas, as músicas dos grupos de Linha Santa Cruz e Rio Pardinho e a dança típica do Oktobertanz, também serviu para a entrega de homenagens, com placas e certificados para os presidentes da Amorlisc, Ricardo Luís Bringmann; Antelmo Paulo Stoelbenn; Vera Frantz Teichmann e Claudiomiro Flores, além do ex-vereador e atual subprefeito de Linha Santa Cruz, João Domingos Cassep. Ele é o autor do projeto que criou a Semana da Imigração Alemã, realizada entre os dias 12 e 19 de dezembro, que tem como objetivo o resgate da história, da cultura e da vivência em geral dos antepassados.
Publicidade
No dia 23 de novembro houve palestra sobre a imigração alemã no Brasil, com o escritor Felipe Kuhn Braun.
LEIA MAIS: Programação vai celebrar os 172 anos da imigração
LEIA MAIS: História da imigração alemã em Santa Cruz do Sul: tudo começou em 1849
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.