Esta segunda-feira, 2, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e para informar a população sobre o Transtornos do Espectro Autista (TEA), a Associação pró-autismo LuzAzul, de Santa Cruz do Sul, realiza uma série de eventos no mês de abril. Na noite desta segunda, ocorre uma Sessão Especial na Câmara dos Vereadores em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo a partir das 17h30.
Ainda nesta segunda, no Saguão do Bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) será aberta a exposição “Mulher, Mãe & Autismo”, com imagens da fotógrafa Luciane Magalhães Braz. A exibição fotográfica, segundo Luciane, celebra as mães de crianças com autismo. “É em homenagem à mulher, guerreira, que está sozinha na luta diária pelos seus filhos, uma luta contra o preconceito, pela inclusão social, por respeito à mulher que existe além da mãe que necessita de apoio psicológico e muito amor”, conta.
No domingo, 8, será realizada uma mateada em em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. O evento ocorre na Praça da Bandeira da partir das 15 horas. Mais informações podem ser obtidas na página no Facebook.
Publicidade
Já na terça-feira, 10, acontece a 10º Sessão Azul, exibição de cinema especial inclusiva, adaptada para pessoas com sensibilidade auditiva e visual. A sessão tem luzes parcialmente ligadas, som reduzido e liberdade para as crianças circularem pela sala. Será no Cine Max 3D no Shopping Germânia a partir das 19h30 e o filme exibido será a animação Pedro Coelho. O ingresso com direito a combo de pipoca e refrigerante custa R$ 10, e toda a comunidade está convidada para participar.
Nos dias 13 e 14, a LuzAzul realiza um ciclo de palestras sobre o autismo no anfiteatro do Bloco 18, na Unisc. Na sexta-feira, 13, a palestrante será a psicopedagoga Andréa Vendruscolo, mãe de João Pedro e criadora do blog “Autismo do outro lado” com o tema “Autistas não verbais: acreditar, tratar e conqustar”. No Sábado, a primeira palestrante às 13h30 será a escritora Kenya Diehl, autista e mãe de Guilherme, também autista falndo sobre “Autismo de dentro para fora”. Às 15h45 Arlete Boing Petry terá a fala, e às 16 o filho dela Marcos Petry palestra sobre “Gatilhos de superação” tratados em seu canal no Youtube Diário de um Autista. As inscrições podem ser feitas através da página da LuzAzul no Facebook e custam R$ 15 por dia de evento.
Ainda no mês de abril, no dia 23, a Luz Azul junto com as associações que compões a Rede Gaúcha Pró-Autismo receberá na Assembleia Legislativa a Medalha da 53ª Legislatura, que tem neste ano o tema “Valorizar quem cuida da vida”.
Publicidade
This website uses cookies.