No dia 25 de dezembro de 2021, o movimento tradicionalista perdeu mais um jovem para o trânsito. Félix Silveira da Rosa, de 24 anos, morreu em Cachoeira do Sul, após sair da pista e bater contra uma árvore. Ele era dançarino da Invernada Adulta do Departamento Tradicionalista (DT) Querência das Dores, de Santa Maria. Nas redes sociais, as homenagens de amigos e entidades do meio foram muitas, devido ao carisma de Rosa.
A escritora santa-cruzense Lya Luft morreu na última quinta-feira, 30, em Porto Alegre, aos 83 anos, em decorrência de um câncer agressivo na pele. Autora de 31 títulos, transitou entre romance, poesia, conto, crônica, ensaio, literatura infantil e memórias. Ela deixou o marido, o engenheiro e escritor Vicente de Britto Pereira, os filhos Susana e Eduardo, professor de Filosofia, além de sete netos e netas. Também foi mãe de André, engenheiro agrônomo, falecido em 2017.
O regulamento da 19ª edição do Acampamento da Canção Nativa, de Campo Bom, foi divulgado. O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de março. As inscrições podem ser feitas no site festivaiscampobom.com.br até 20 de janeiro. As 24 composições escolhidas, 12 da fase regional, serão divulgadas em 23 de janeiro. Os jovens intérpretes poderão participar da sétima edição do Acampamentinho.
Publicidade
Em Passo Fundo, o vereador Evandro Meirelles (PTB) tomou posse como presidente da Câmara montado em um cavalo na tarde desta segunda-feira, 3, às 16 horas. Ele será conduzido por uma cavalgada que sairá da Praça da Mãe Preta. Narrador de rodeios, o vereador é autor do projeto para instalação da Frente Parlamentar Mista do Tradicionalista, com objetivo de promover o incentivo e a proteção da cultura e da tradição gaúcha. “Vou honrar a cultura gaúcha com essa iniciativa inédita”, disse à Rádio Planalto.
Gaúcho Lageano
Com 1h29, o documentário Gaúcho Lageano, produzido pelo Quarteto Coração de Potro, explora o estilo de vida na Serra Catarinense, com belas imagens. O conteúdo pode ser conferido no link bit.ly/3qFTvF7.
Publicidade
Ita Cunha
Intérprete destacado nos festivais nativistas, Ita Cunha conta com um álbum ao vivo com as principais composições defendidas. Outros discos são Do Interior, em formato acústico, e Com Jeito de Campo, além de singles.
O ano de 2021 foi marcado pelo retorno, ainda que moderado, dos eventos tradicionalistas. No início, a maioria dos grupos de dança e artistas ligados à arte gaúcha estavam desesperançosos e, consequentemente, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), pois não era possível realizar eventos – o que impacta diretamente nas finanças das entidades.
Publicidade
Felizmente, o segundo semestre foi promissor. A flexibilização da ocupação de espaços às vésperas da Semana Farroupilha foi um alívio para as patronagens. Mais do que isso, abriu espaço para outra negociação importante: a realização do Enart. Foi em setembro que se confirmou o Festival dos Festivais, quando também se observou a volta dos ensaios na maioria dos grupos.
Em formato totalmente diferente, reunindo o Fegart, o Enart e o Fegachula, o Festival dos Festivais foi a confirmação definitiva da possibilidade de retomar as competições artísticas. A partir daí, rodeios e festivais nativistas voltaram a acontecer, mostrando que a cultura gaúcha está mais forte do que nunca.
LEIA MAIS: Gauchismo Líquido
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.