Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VISITA DIPLOMÁTICA

Lula tem agenda na China nesta quinta-feira

Presidente deve empossar Dilma Rousseff como nova presidente Novo Banco do Desenvolvimento também nesta quinta em Xangai

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, chega na noite desta quarta-feira, 12, a Xangai, pelo horário local na China. Na agenda está previsto dois dias de encontros, que tem como ponto alto uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, no Palácio do Povo, em Pequim, na tarde da sexta-feira, 14, madrugada no Brasil, onde assinarão acordos bilaterais.

LEIA TAMBÉM: Arcabouço fiscal: entenda o que é e como auxilia nas contas e dívidas públicas

A viagem de Lula começa nesta quinta-feira, 13, em Xangai, onde visita a ex-presidente Dilma Rousseff, eleita para ser presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics – sigla formada pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O banco, com sede em Xangai, tem uma carteira de investimento de US$ 33 bilhões e foi criado em 2014, em uma reunião do grupo em Fortaleza.

Publicidade

A cerimônia de posse de Dilma está marcada para 11h10 da manhã da quinta. Em seguida haverá um almoço na sede do banco e um pronunciamento conjunto de Dilma e Lula. Na tarde da quinta, Lula vai visitar a fábrica da gigante de tecnologia chinesa Huawei. Ainda na agenda oficial, logo depois da visita, está prevista uma audiência com o secretário Geral do Partido comunista em Xangai e, no começo da noite, um jantar oferecido pelo Secretário Geral do Partido comunista.

LEIA TAMBÉM: Reforma tributária terá regra de transição de 20 anos

Após o jantar, Lula embarca para Pequim, onde terá vários compromissos na sexta-feira. Pela manhã, com o líder do Parlamento da China e, à tarde, com o presidente Xi Jinping. Os dois devem assinar uma série de acordos bilaterais. Há ainda a promessa de Lula de convidar o líder chinês para visitar o Brasil. Estão previstas a assinatura de mais de 20 acordos entre os dois países.

Publicidade

Lula deve dar declarações à imprensa às 20 horas da sexta-feira em Pequim (7 horas da manhã da sexta-feira no Brasil). No sábado, Lula volta ao Brasil, mas fará uma parada em Abu Dhabi, onde deve se reunir com fundos soberanos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.