Caso as eleições presidenciais fossem realizadas nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 49% dos votos totais, segundo pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), ex-Ibope. Se considerados os votos válidos, o petista teria 56% das intenções e venceria já no primeiro turno. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), ficaria em segundo lugar, com 23% dos votos totais e 26% dos válidos.
A pesquisa avaliou também a viabilidade dos ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), bem como do governador de São Paulo João Doria (PSDB). O pedetista tem 7% dos votos totais, o tucano Doria, 5% e o demista, 3%. Votos brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não responderam, 3%
O Ipec ouviu presencialmente 2.002 eleitores brasileiros em 141 cidades do País entre 17 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA: ‘O eleitor tem mais medo do que sonhos’, diz pesquisadora
Potencial de voto
A pesquisa também perguntou se os eleitores votariam com certeza ou poderiam votar ou se não votariam de forma alguma em determinado candidato.
Em Lula, 61% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar nele (11 pontos percentuais a mais que em fevereiro), 36% que não votariam de jeito nenhum (8 pontos percentuais a menos), e 3% que não conhecem o suficiente ou não responderam.
Publicidade
Para Bolsonaro, 62% disseram que não votariam de forma nenhuma (6 pontos percentuais a mais), 33% que votariam com certeza ou poderiam votar (queda de 5 pontos percentuais) e 4% que não conhecem o suficiente ou não sabem (variação negativa de 1 ponto percentual).
LEIA TAMBÉM: Eleições: o que esperar de 2022 na região
Publicidade
This website uses cookies.