ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Lula faz desfile em carro aberto até o Congresso

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Catedral de Brasília neste domingo, 1º, para participar do desfile cerimonial de posse. O petista fez desfile em carro aberto no Rolls-Royce presidencial até o Congresso. Estiveram no carro também a esposa de Lula, Janja da Silva, além do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e a esposa, Lu Alckmin.

Os eleitos foram recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Após subirem a rampa do Congresso Nacional e receberem honrarias militares, Lula e Alckmin entraram no Salão Negro, onde Pacheco e Lira os aguardavam desde as 14h30.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite é empossado governador do Rio Grande do Sul

Publicidade

O carro presidencial chegou ao Congresso às 14h40, aplaudido pelos apoiadores assim que entrou na Alameda dos Estados. Às 14h45, Lula, Alckmin e uma comitiva que incluía a ex-presidente Dilma Rousseff passaram pelo Salão Negro e seguiram pelo Salão Verde.

Do Salão Verde, Lula e Alckmin seguiram para o plenário da Câmara dos Deputados às 14h47, onde foram empossados como presidente e vice-presidente. Com até uma hora de duração, a cerimônia marca a tomada formal de posse e é comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Multidão chega à Esplanada dos Ministérios e polícia suspende revista

Publicidade

Terceiro mandato

O petista assinou o termo de posse para o terceiro mandato como presidente da República do Brasil. Lula já ocupou a Presidência por dois mandatos, de 2003 a 2010. Agora, assume o posto como o 39º chefe do Executivo da República. Geraldo Alckmin (PSB) é o novo vice-presidente. Ambos fizeram o juramento à Constituição, etapa protocolar, e foram empossados pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Além de Lula, Alckmin e Pacheco, participam da mesa na cerimônia de posse os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o primeiro-secretário do Congresso, Luciano Bivar (União-PE).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta