Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ex-primeira-dama

Lula e família preparam despedida de Dona Marisa Letícia

Diante do quadro irreversível, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a doação dos órgãos da mulher, Marisa Letícia, 66 anos, que seguia internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Ontem a equipe médica confirmou a ausência de atividade cerebral e, durante a tarde, houve a retirada dos aparelhos que auxiliavam nas atividades vitais. No entanto, a morte cerebral somente poderá ser confirmada na manhã de hoje. 

Pelo Facebook, a família da ex-primeira-dama agradeceu as manifestações de apoio recebidas no últimos dias. “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos dez dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação de órgãos”, diz a mensagem na rede social. Está definido que serão doadas as córneas de Marisa. Ela também havia manifestado a familiares o desejo de ser cremada, o que será atendido. A ex-primeira-dama foi internada no dia 24 de janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Perfil discreto

Publicidade

  • Marisa Letícia Lula da Silva nasceu em São Bernardo do Campo (SP), em 1950, sob o nome de Marisa Letícia Casa. Figura discreta ao lado do marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começou a trabalhar aos 9 anos, como babá na casa de um sobrinho do pintor Cândido Portinari. Cresceu em uma família de 11 irmãos e casou-se aos 19 anos, com o taxista Marcos Cláudio da Silva. Três meses depois e grávida do primeiro filho, Marisa viu-se viúva após Marcos Cláudio ser assassinado durante um assalto.
  • Em 1973, ela conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos. Casaram sete meses depois. Com Lula, teve três filhos. Marisa esteve ao lado dele durante sua ascensão política, desde os tempos de sindicato, passando pela fundação do PT – que ajudou a criar – até a Presidência da República, em 2003.
  • Marisa foi condecorada, em 2003, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Real, concedida pelo rei Haroldo V e a rainha Sônia da Noruega, durante a visita ao Brasil. Também foi condecorada por Portugal com a Ordem da Liberdade, também em 2003, e a Ordem Militar de Cristo, em 2008.
  • Durante os anos no Palácio da Alvorada, Marisa Letícia não encabeçou projetos sociais, uma função comum às primeiras-damas anteriores. Ela preferia deixar os holofotes para o marido. No ano passado, a ex-primeira-dama viu seu nome envolvido na Operação Lava Jato. Tornou-se ré nas investigações após a Justiça acatar a denúncia do Ministério Público Federal contra ela e Lula no caso do tríplex no Guarujá (SP). (ABr)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.