Luis Henrique Assmann encerrou a carreira de jogador profissional aos 38 anos. Defensor de 1,83 metro, ele passa a se dedicar ao centro de formação de condutores (CFC) da família, em Santa Cruz do Sul. A trajetória foi vitoriosa. Luis Henrique foi campeão da Copa FGF duas vezes, sendo a Taça Wianey Carlet pelo Avenida em 2018 e a Taça Ibsen Pinheiro pelo Santa Cruz em 2020. Com o Galo, também levantou a taça do Campeonato Gaúcho da Série B em 2021. Em 2017, foi vice-campeão da Divisão de Acesso com o Avenida, o que garantiu o clube na elite do ano seguinte.
Luis Henrique iniciou a carreira em 2002 no Avenida. Depois esteve no Guarani-VA e foi vice-campeão estadual nos juniores. No clube, disputou o Gauchão em 2005 e no ano seguinte, retornou ao Avenida. Em 2006, jogou no União Timbó na Série B catarinense. Entre 2007 e 2011, o zagueiro esteve no futebol mineiro: Esportivo Passense, Democrata-GV, América-TO, Ituiutaba e Uberlândia. Ele era vinculado ao Atlético-MG e cedido aos clubes do interior. Ainda em 2011, atuou no Icasa-CE pela Série B do Brasileiro. Entre 2012 e 2014, esteve no Red Bull Brasil-SP. Na sequência, voltou ao América-TO e disputou o Gauchão pelo São Paulo em 2016. Ainda contou com uma breve passagem no Nacional-AM para o Amazonense e Série D do Brasileiro. Em 2017, retornou ao Avenida para contribuir na campanha do acesso. No mesmo ano, foi vice-campeão da Copa FGF – Taça Paulo Sant’Ana pelo Aimoré. Nos últimos anos, revezou entre Avenida e Santa Cruz, onde conquistou os títulos da carreira.
LEIA MAIS: É CAMPEÃO! Avenida vence o Gaúcho e conquista a Copa Wianey Carlet
Publicidade
Luis Henrique salienta que teve a oportunidade de conhecer diversas culturas e vivenciar experiências por meio do futebol, além de criar vínculos de amizade. “É uma satisfação muito grande. Em 2002, estava no quartel e nem imaginava mais que me tornaria profissional. Depois consegui iniciar a minha carreira, um pouco mais tarde. Criei muitas amizades, em todos os cantos do Brasil. Fico feliz por ter feito parte do cenário do futebol brasileiro”, destacou. Desde 2009, Luis Henrique é casado com Ana Carla dos Santos. Eles são pais de Bernardo, com dez anos, e Valentim, de um ano e dez meses.
LEIA MAIS: É CAMPEÃO! Galo levanta a taça da Copa FGF em Porto Alegre
Para ele, ter conquistado títulos pelos dois clubes de Santa Cruz do Sul é o fato mais importante. “Não sei se alguém conseguiu esse feito. Ganhar título nos dois clubes e sendo de Santa Cruz do Sul. Foi uma alegria muito grande. As conquistas ao lado da família foram marcantes”, salientou. Os irmãos de Luis Henrique também estão inseridos no futebol. Carlos Eduardo foi volante e tem 37 anos. Revelado na base do Internacional, parou de jogar há dois anos. William Arthur, de 24 anos, está há seis anos no Juventude como goleiro. “Sempre tivemos apoio da família. Nos davam confiança e respaldo. Meu pai Waldomiro é natural de Monte Alverne e jogou nos campeonatos amadores. A gente ainda ouve nas ruas que era um grande goleiro”, revela.
Publicidade
LEIA MAIS: É CAMPEÃO! Santa Cruz vence o Gaúcho nos pênaltis e conquista a Série B
Ao encerrar a carreira, Luis Henrique ainda pretende desenvolver algumas questões relacionadas à gestão do futebol. “Por enquanto, vou dando sequência ao negócio da família. Mas pretendo me atualizar e me aperfeiçoar para adquirir conhecimentos fora dos gramados. Até pelo convívio com os diretores, a gente acaba ganhando alguma experiência nessa parte. Quero me aprofundar no assunto mais adiante”, concluiu.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade