Cultura e Lazer

Lugares sustentáveis; veja lista de destinos para uma viagem mais consciente

A palavra da vez é “sustentabilidade”! Já passou da hora de sermos mais ecológicos e pensarmos mais em cuidar de nosso planeta, tão maltratado ao longo de gerações. De acordo com pesquisa recente, a maioria dos viajantes acreditam na importância das viagens sustentáveis. Nesta matéria, abordaremos uma lista de destinos em todo o mundo que possuem as maiores proporções de acomodações com sustentabilidade. As opções incluem cidades que ditam tendências, parques naturais e destinos que buscam gerenciar seus volumes de viagem de forma mais consciente.

LEIA TAMBÉM: Berço da história e patrimônio cultural da humanidade

Hoedspruit, na África do Sul, está rodeada pela maior área de conservação privativa do mundo. A cidade está localizada no centro da Biosfera Kruger to Canyons (reconhecida pela Unesco), onde a comunidade local participa de várias iniciativas de reciclagem e conservação, além de disponibilizar seus produtos no mercado “Local is Lekker” para apoiar a região. O lugar é conhecido como um dos melhores para safáris ecológicos na África do Sul, onde o viajante pode curtir os belos arredores enquanto aprecia a vida selvagem em seu habitat natural.

Publicidade

Hoedspruit, na África do Sul, no centro da Biosfera Kruger to Canyons

Para testemunhar o trabalho que a cidade faz com relação à proteção dos animais, o viajante pode passar um tempo no Centro de Reabilitação de Vida Selvagem Moholoholo e no Centro de Espécies Ameaçadas de Hoedspruit. O acampamento Bundox Safari Lodge pode ser uma hospedagem ideal em Hoedspruit. Situado em uma pequena reserva natural perto do Kruger National Park, o acampamento oferece barracas de safári e chalés de palha. Rodeada por uma área verde, a acomodação conta com uma piscina ao ar livre e um deck de observação de onde é possível admirar a paisagem.

Estocolmo é considerada uma das cidades mais ecológicas da Europa, além de ser aclamada como um modelo internacional para a ação climática, já que toma várias medidas para garantir impacto positivo. A capital sueca utiliza fontes de energia renováveis e recicla 99% dos resíduos sólidos da cidade. Ela também tem uma das águas encanadas mais limpas do mundo, então não há necessidade de comprar água engarrafada. Também é possível conhecer a cidade de forma mais sustentável, já que, além de ser compacta, ela conta com um ótimo sistema de transportes públicos e pontos turísticos que ficam a curtas caminhadas de distância.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: onde a história não cansa de acontecer

Publicidade

Estocolmo oferece um programa comunitário de bicicletas que permite que as pessoas aluguem uma das mais de mil bicicletas espalhadas pela cidade. O viajante também pode conhecer a região pela água: um passeio noturno de caiaque pela cidade oferece a experiência de remar pelas vias aquáticas de Estocolmo para admirar sua arquitetura e pontos turísticos.

Estocolmo é considerada uma das cidades mais ecológicas da Europa

Conhecida como a capital do safári da Tanzânia, Arusha fica no meio do caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo e é ótima parada para quem está caminhando na direção do Monte Kilimanjaro para participar de escalada. Com o vulcão adormecido do Monte Meru como pano de fundo, é fácil conhecer a região a pé. Arusha é conhecida por seus esforços ambientais, como iniciativas de plantio de árvores, programas de voluntariado agrícola sustentável e um projeto de saneamento hídrico, o qual as pessoas que visitam a região podem apoiar.

Essa cidade da África Oriental também é conhecida por sua torre do relógio e vários programas de turismo cultural, incluindo o passeio Vila Cultural e Museu Olpopongi Maasai, onde é possível conhecer a cultura local Maasai bem de perto. É uma ótima maneira de se conectar a comunidade local.

Publicidade

Arusha fica bem no meio do caminho entre o Cairo e a Cidade do Cabo

Já Merzouga é uma vila no sudeste do Marrocos, localizada perto do deserto de Erg Chebbi. O local é conhecido por suas dunas de areia e pela grande variedade de vida selvagem. É possível caminhar até as antigas aldeias berberes nas proximidades, que ainda atuam como oásis no deserto, para conhecer a história e a cultura locais. Para quem gosta de acordar bem cedo, o deserto é o lugar perfeito para apreciar o nascer do sol. O Marrocos é um dos principais destinos em termos de compromissos ambientais, com um modelo de desenvolvimento sustentável e metas de utilizar energia 100% renovável até 2050. O acampamento Ali & Sara’s Desert Palace está localizado nos arredores de Merzouga, nas dunas de Erg Chebbi. As barracas coloridas são tradicionalmente decoradas com itens artesanais locais.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.