No frio de seis graus de Porto Alegre, Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram na noite deste domingo, 19. Após um primeiro tempo com poucas emoções – e muita neblina – a equipe da casa conseguiu superar o adversário por 2 a 0, com gols de Luan aos 44 minutos da etapa inicial e Douglas no início do segundo tempo. Com a vitória, o Tricolor chega a 18 pontos, um a menos que Palmeiras e Inter, e ocupa a terceira colocação do Brasileirão. Já o time mineiro amarga a lanterninha do campeonato. Na próxima quinta-feira, 23, às 19h15, o Vitória visita o time de Roger.
O time do Grêmio entrou em campo com uma novidade. Após se recuperar de uma lesão, Marcelo Oliveira voltou à equipe principal. Ramiro e Maicon, que cumpriram suspensão no empate em 3 a 3 com a Chapecoense na quarta-feira passada, também recuperaram a titularidade. Por outro lado, o lateral Edilson levou o terceiro amarelo e ficou fora – Ramiro ocupou seu lugar.
Apesar da vitória, Roger tem motivos para se preocupar. Três jogadores – Wallace Reis, Geromel e Maicon – precisaram ser substituídos, porque sentiam dores. Essa não é a primeira vez que o treinador precisa fazer suas três substituições devido a esse tipo de problema, o mesmo aconteceu contra o Atlético- MG, no dia 26 de maio.
Publicidade
Nevoeiro atrapalha, mas Luan dá show
Na primeira etapa, poucas chances reais foram criadas pelas equipes. O primeiro avanço gremista aconteceu somente aos 27 minutos e foi em um chute de fora da área. A tentativa de Douglas foi defendida pelo goleiro Fábio. Ao 36, foi a vez de Giuliano tentar de longa distância, também sem sucesso.
Publicidade
Se por quase toda a etapa inicial o jogo foi de poucas emoções, os minutos iniciais foram mais intensos. O Grêmio teve uma boa chance aos 42 minutos. De canhota, Luan finalizou, mandando no trave. No rebote, Douglas chutou por cima da meta de Fábio. Pouco depois, porém, o Tricolor conseguiu abrir o marcador em uma jogada da dupla de ataque gremista. Everton cruzou na área e Luan cabeceou bem, mandando para o fundo da rede. 1 a 0!
Grêmio aumenta e Cruzeiro perde pênalti
Publicidade
No retorno do vestiário, o Cruzeiro mudou: Allano entrou na vaga de Rafael Silva. Além do time mineiro, os torcedores gremistas também mudaram de lugar. Com o aumento do nevoeiro, o que dificulta (e muito) a visibilidade, a administração do estádio liberou os ocupantes da área superior para descer à inferior para conseguir assistir o jogo. E assim, com o apoio da torcida, o Grêmio logo aumentou a diferença. Aos seis minutos, Luan finalizou de fora da área, Fábio espalmou e, no rebote, Douglas mandou pro fundo da rede, fazendo 2 a 0!
Quando o Cruzeiro passava a crescer na partida, o árbitro anotou um pênalti em favor dos visitantes. Em infiltração de Riascos na área, o juiz entendeu que a bola tinha batido na mão de Marcelo Oliveira. Coube a Arrascaeta cobrar. Porém, o chute do jogador foi muito forte e passou longe da meta de Grohe.
O erro do Cruzeiro fez a torcida do Grêmio se animar na Arena. Aos gritos de “olé”, os donos da casa administraram o resultado, enquanto o Cruzeiro parecia abatido em campo. A equipe chegou ainda com Giuliano nos minutos finais, em um chute de longe, após bom passe de Douglas, mas Fábio, mais uma vez, fez boa defesa.
Publicidade
BRASILEIRÃO
GRÊMIO 2 X 0 CRUZEIRO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 19 de junho de 2016, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP–ASP-FIFA)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP–FIFA) e Alex Ribeiro (SP–ASP FIFA)
Cartões amarelos: Riascos (Cruzeiro), Bruno Viana (Cruzeiro)
Gols: Luan (44min/1ºT) e Douglas (6min/2ºT)
Publicidade
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel (Marcelo Hermes), Wallace Reis (Bressan) e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Jaílson), Giuliano, Douglas e Éverton; Luan.
Técnico: Roger Machado
CRUZEIRO: Fábio; Lucas, Bruno Viana, Fabrício Bruno e Bryan; Henrique, Lucas Romero, De Arrascaeta e Alisson (Bruno Ramires); Rafael Silva (Allano) e Riascos (Willian)
Técnico: Paulo Bento