Depois de experimentar um período de redução dos casos e relativa tranquilidade no mês de maio, o Rio Grande do Sul volta a ficar em alerta para uma possível terceira onda de infecções pela Covid-19. O crescimento constante na média móvel de novos casos diários já pode ser percebido também nos hospitais, que tiveram de voltar a ampliar leitos para dar conta do aumento na demanda. A taxa de ocupação geral das UTIs no Estado está atualmente em 86%, com 2.943 pacientes internados em 3.417 vagas disponíveis.
LEIA TAMBÉM: Estado emite segundo Aviso para região Covid de Santa Cruz do Sul
Caso o antigo modelo de distanciamento controlado ainda estivesse em vigor, todas as 21 regiões Covid estariam em bandeira preta em função do esgotamento da rede hospitalar gaúcha. Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde, nesse domingo, 30, haviam 72 pacientes aguardando transferência para um leito de UTI. Em Santa Cruz do Sul todos os 37 leitos – 25 no Hospital Santa Cruz e 12 no Ana Nery – estão ocupados, cenário que vem se repetindo já há vários dias.
Em boletim epidemiológico recente emitido pela Secretaria Municipal da Saúde, o médico Luciano Duro, que é mestre e doutor em epidemiologia, já alertava para os graves efeitos que uma terceira onda da Covid-19 pode provocar. Ele relembrou que o contexto atual da pandemia é mais grave do que os vistos anteriormente e, sendo assim, o ponto de partida para uma nova onda estaria em um patamar também acima dos anteriores.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.