Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HISTÓRIA DE VIDA

Longevidade: Maria Pedra, a mulher guerreira do Beckenkamp

A guerreira Maria Pedra | Foto: Jaime Fredrich

Um boné surrado pelo tempo é o único adereço que dona Maria Pedra da Silva usa para se proteger do sol. Aos 72 anos, e há mais de três décadas vivendo de recolher latas, papel e garrafas pet, é no Loteamento Beckenkamp, do Bairro Santa Vitória, de Santa Cruz do Sul, onde mora, que ela passa pelas ruas puxando o carreto que a ajuda no sustento. O carrinho geralmente está carregado de  materiais que recolhe ou ganha dos moradores para revender. O trabalho informal a tornou conhecida por lá como uma mulher guerreira e batalhadora. 

Dona Maria Pedra tem braços e pernas frágeis, pesa pouco mais de 38 quilos, e já puxou mais material do que seu próprio peso. Apesar de muito magra, diz que se alimenta bem e não tem problemas de saúde. Seu único mal é a dor nas pernas, que eventualmente a incomoda, mas logo o desconforto alivia com uma pomada que lhe indicaram e que ela mesma comprou na farmácia. 

LEIA TAMBÉM: Conheça a vovó que todos gostariam de ter

Publicidade

Ela conta que nasceu em Linha Sete Léguas, interior do hoje município de Boqueirão de Leão, mudou-se para Santa Cruz ainda adolescente e foi morar na casa de uma tia. Aqui conheceu um namoradinho novo, como ela se refere, o Alvício Rocha, já falecido, com quem casou aos 15 anos. No ano seguinte, já estava com o primeiro filho no colo. Depois deste vieram mais 13, nove ainda vivos.  

Após residir em vários endereços em Santa Cruz, em chalés emprestados ou locados, ela não sabe precisar o tempo, mas há alguns anos mora em uma casa definitiva na Rua São Felipe, bem perto do conhecido casarão do pé de figueira, como ela diz, que é onde funcionam os projetos sociais da Prefeitura. Ao falar de sonhos, Maria Pedra é incisiva: “Só quero boa saúde para continuar trabalhando no que gosto”

O projeto Longevidade é uma parceria entre a Gazeta do Sul e a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Quem quiser sugerir histórias semelhantes pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98443 0312 ou pelo e-mail [email protected].

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA LONGEVIDADE

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.