O chimarrão, com sabor de alecrim, passa de mão em mão no encontro daquela manhã. Quem observa é Lady, uma cachorrinha bem cuidada e com pelos macios, que está acomodada no colo de uma das visitas e, sempre discreta, conteve os latidos para não interromper a conversa demorada.
A dois passos da piscina ladeada por arbustos, Marlene Brum e Laci Ziebell discorrem sobre a época em que jogavam caçador e voleibol em uma rua sem movimento, no Bairro Goiás, de Santa Cruz do Sul, nos anos 1950. Hoje, ambas com 83 anos, com apenas 30 dias de diferença na idade e do signo de Gêmeos, elas celebram os 70 anos de uma relação de confidências de quase irmãs, e com uma testemunha: a sempre atenta Lady, de pelos macios.
Laci e Marlene, tão apegadas quanto a proximidade das iniciais L e M no alfabeto, cresceram juntas e só se separaram quando as duas resolveram dizer “sim” a seus noivos no altar. Laci casou com 21, e Marlene, 22. Antes, viveram todas as aventuras que duas meninas adolescentes poderiam fazer, até mesmo no primeiro sapato de salto que só puderam calçar aos 15 anos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Longevidade: tio Dóia, o “Romeu” de dona Reni
Da época juvenil, muito vivos na memória são os domingos em que iam à missa com suas famílias, os saraus nos clubes Aliança e Ginástica e o cinema Apolo.
E recordam, muito bem, e aos risos, dos passeios em grupos com outras gurias, que desfilavam de braços entrelaçados na calçada disputada da Floriano, para serem vistas pelos meninos.
Publicidade
Tão instigantes quanto as paqueras da Floriano na juventude são os lugares que elas resolveram conquistar pelo Brasil e pelo mundo. Desde que se aposentaram, e com os filhos já crescidos, todo ano elas viajam juntas, e colecionam álbuns volumosos de fotos reveladas.
No momento planejam fazer mais uma travessura: um cruzeiro, com destino ainda indefinido. Marlene até já fez, mas vai de novo, porque é o que uma boa amiga faz quando a outra deseja a mesma aventura.
LEIA TAMBÉM: Longevidade: Maria Gabriela, vovó de prosas e versos
Publicidade
Em meio à conversa e à cuia com aroma de alecrim trocando de mãos, toca a campainha da residência na Rua Presidente Afonso Pena, e as anfitriãs, Laci e Lady, vão receber quem chega. É Vera, de 75 anos, de sobrenome paterno Eick, e que, de maneira bem-humorada, chega no pátio relatando suas origens.
Vera trabalhou a vida toda como professora, e fala com orgulho que é neta de seu Reinold Eick, vindo da Alemanha para o Brasil, estabelecendo-se em Santa Cruz.
Vera completa o trio de aposentadas, mas contam elas que ocupações não faltam. Fazem hidroginástica, pilates e massagem e ainda dispõem de tempo para frequentar os grupos de chope e cafés.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Longevidade: o aprendiz do avô Generoso
E tem mais uma peculiaridade dos tempos da adolescência que vez em quando elas reprisam na Floriano. No último desfile do Enart, por exemplo, Laci levou sua turma de amigas de cabelos grisalhos para a rua central, o que chamou a atenção de prendas e peões. Receberam abraços e dezenas de registros acalorados.
O encontro daquela manhã de lembranças chega ao fim, como não poderia deixar de ser, com gargalhadas e um comentário bem espirituoso da anfitriã, Laci. Após verificar a foto feita do trio de amigas e a Lady como intrusa, Laci brinca que as pernas de Vera teriam aparecido demais na imagem e poderiam ter ofuscado a beleza das demais. Vera responde que o que é bonito tem que se mostrar, e antes de se despedirem, programam um novo encontro. Na véspera do Natal, vão tomar um chope gelado na calçada da Floriano, como nos tempos de meninas, para celebrar, mais uma vez, a amizade duradoura.
Publicidade
O projeto Longevidade é uma parceria entre a Gazeta do Sul e Secretaria de Relações Institucionais e Esporte, da Prefeitura de Santa Cruz. Quem quiser sugerir histórias semelhantes pode contatar pelo WhatsApp (51) 98443 0312 ou pelo e-mail [email protected].
LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA LONGEVIDADE
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙