ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Lojistas reclamam da demora nas obras do calçadão da Marechal Floriano

Após um longo período de paralisação, as obras do calçadão da Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, serão retomadas. A previsão da Secretaria de Planejamento e Orçamento é de que isso ocorra na próxima segunda-feira, 23, assim que for formalizado o contrato com a empresa Elo Construções e Instalações, sediada em Porto Alegre e vencedora da licitação com proposta de R$ 2,8 milhões. A informação revoltou os lojistas da Marechal Floriano, entre a 28 de Setembro e a Borges de Medeiros. Um grupo de dez empresários se reuniu no local na manhã dessa terça-feira, 16, para expor a insatisfação. Segundo eles, as intervenções, que devem durar até novembro, vão atrapalhar ainda mais as vendas do comércio e o acesso dos clientes aos estabelecimentos, em especial no fim de ano.

Além de não concordarem com a construção do calçadão e a retirada do estacionamento, eles afirmam que há falta de planejamento por parte dos órgãos responsáveis. A proprietária da Loja Casarão Verde, Janaina Mainardi, define a situação como descaso. A preocupação maior dela é que a obra se estenda por novembro e dezembro, prejudicando o lucro, que duplica neste período. “A falta de planejamento é visível, porque começaram uma quadra, não terminaram e foram para outra. E já estamos entrando para o segundo semestre. O medo é que ocorra o mesmo que no ano anterior – não bastasse o prejuízo ao longo do ano, fomos prejudicados nas vendas de Natal. Mais de um ano e a nossa rua segue no descaso, tem pó, terra e barro em dias de chuva, sem falar na questão da falta de segurança para o pedestre fazer a travessia.”

Publicidade

LEIA MAIS: Obras no calçadão da Floriano serão retomadas na próxima semana

Publicidade

Grupo de empresários se encontrou na manhã de ontem para expor a insatisfação com o que considera falta de planejamento

A intenção dos lojistas é marcar uma reunião com a Prefeitura para pedir que o projeto seja alterado, em especial na questão do estacionamento no local, como forma de facilitar o acesso dos clientes. “O calçadão deveria ser intercalado com estacionamento, assim como foi feito nas demais quadras. Estacionamento é uma necessidade da população. Precisamos ser ouvidos. Se não tem como voltar atrás, que modifiquem o projeto e deem vida novamente para a nossa rua. Estamos com prejuízos acumulados desde o início das obras”, diz Janaina.

LEIA MAIS: Obras no calçadão da Floriano serão retomadas na próxima semana

Publicidade

A proprietária da loja Don Juan, Simone May, também não concorda com a retirada do estacionamento, que acarreta redução de circulação de pessoas na rua. “O comércio precisa de circulação de pessoas. Diariamente, ouvimos de nossos clientes e das poucas pessoas que passam por aqui que estragaram a rua principal, estragaram o nosso cartão-postal”, destaca. No Saint Lager, o proprietário chegou a comprar e espalhar brita em frente ao estabelecimento, para melhorar o acesso dos clientes.

Publicidade

O que diz a Prefeitura

Por meio da assessoria, o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, informou que foram realizadas três reuniões com os lojistas e que o cronograma de retomada da obra será seguido sem modificações. Projetada inicialmente para ser executada em cinco quadras, a revitalização e ampliação contempla agora apenas o trecho da Rua Tiradentes até a 28 de Setembro, que inclui as duas quadras já iniciadas. Além da redução no número de quadras, o projeto recebeu ajustes relacionados a drenagem, reforço de tubulação e revisão no orçamento final. A previsão é de que o calçadão da Floriano esteja concluído até novembro, quando será realizada a Christkinfest, tradicional festa de Natal do município.

LEIA MAIS: MP cobra Prefeitura e empresa sobre demora na obra do Calçadão

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta