Santa Cruz do Sul

Lojas renovam expectativa de boas vendas com o Dia dos Namorados

Com a chegada de junho, estabelecimentos comerciais de diversos setores começam a ganhar ares românticos. A decoração, geralmente em tom avermelhado e com enfeites temáticos, é referente ao Dia dos Namorados. Comemorada em 12 de junho no Brasil, a data estimula a economia, especialmente nos setores de vestuário e de artigos em presentes, como também a gastronomia. 

Nos últimos anos, a celebração se tornou estratégica para o comércio, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode. “Percebemos uma movimentação em torno de presentes, uma vez que serviços, como bares e restaurantes, também sentem um incremento”, afirma. 

LEIA TAMBÉM: Comércio registra alta procura por eletrodomésticos e móveis pós-enchente

Publicidade

O Sindilojas, que tem como foco atual uma campanha para valorização do comércio local, acredita que haverá incremento nas vendas neste período. Mauro Spode aponta que roupas, acessórios, roupas íntimas, perfumaria e cosméticos, calçados e flores têm chance de serem os produtos mais desejados. Eletrônicos e artigos de bazar também entram na lista. Além do Dia dos Namorados, a chegada do frio deve motivar os consumidores a realizarem compras de vestuário e calçados. 

Segundo Spode, os recursos injetados pela antecipação do abono dos aposentados e pensionistas, cujos depósitos começaram no fim de abril, podem ajudar a economia local. Porém, no geral, os valores são utilizados para quitação de débitos e investimentos para melhorias em residências. “De forma prática, não houve aumento nas vendas, mas também não se registra retração”, comenta. 

LEIA MAIS: Sindilojas-VRP lança campanha focada na valorização do comércio local

Publicidade

Apesar da boa expectativa para o Dia dos Namorados e a chegada do frio, os efeitos do clima devem impactar o desempenho. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ricardo Bartz, diz que o comércio para a data deve ser menor em relação aos anos anteriores, em função da enchente. No entanto, os setores de gastronomia e presentes devem ter um movimento acima da média. 

Neste momento, Bartz ressalta a importância das promoções para que os consumidores possam presentear as pessoas amadas com um agrado. “Também é uma forma de superar as consequências psicológicas da enchente”, entende. O presidente da CDL acredita que o comércio esteja reagindo e alguns segmentos estão aquecidos, como as lojas de eletrodomésticos e de artigos para casa. “Muitas pessoas estão reconstituindo seus lares e acabam girando o comércio”, ressalta.

Decoração alusiva à data e promoções estão entre as estratégias para atrair consumidores, especialmente em setores como vestuário e gastronomia | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Comércio e serviços se destacam na geração de empregos em Santa Cruz

Publicidade

Previsão de boas vendas

Para fomentar os negócios, os lojistas elaboram estratégias a fim de conquistar os clientes. Na Edu Store Moda Masculina, a expectativa é pela venda de roupas de inverno. Além disso, a loja está trabalhando com promoções para o Dia dos Namorados. “Iniciamos o mês muito bem nas vendas, e a expectativa é de que a procura aumente nos próximos dias”, diz Ulisses Trindade, vendedor da loja.

Apesar da baixa procura no período mais crítico da enchente, Ulisses conta que, com a chegada do frio, a aposta da loja é na coleção outono-inverno. “Vamos ter casacos de diversos tipos, além da linha de inverno com blusões, jaquetas, toucas e outros.”

Segundo Ulisses Trindade, casacos de lã são os preferidos dos clientes para o inverno | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Prefeitura deve lançar nas próximas semanas licitação do Passeio da Borges

Publicidade

Outra empresa que registrou queda significativa nas vendas, principalmente nas duas primeiras semanas de maio, foi a Unik Semijoias e Acessórios. Por isso, a loja tem expectativa de aumento na saída de seus produtos com a aproximação do Dia dos Namorados. “É uma data que toca o coração das pessoas. Esperamos que os namorados invistam em peças que trazem um significado e têm durabilidade”, destaca a gerente-proprietária da loja, Gabriela Sauer. Segundo ela, a Unik aposta em semijoias, roupas e calçados que toda mulher ama ganhar e pode usar diariamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.