ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Lojas renovam expectativa de boas vendas com o Dia dos Namorados

Data comemorativa deve render bom movimento no comércio de Santa Cruz do Sul

Com a chegada de junho, estabelecimentos comerciais de diversos setores começam a ganhar ares românticos. A decoração, geralmente em tom avermelhado e com enfeites temáticos, é referente ao Dia dos Namorados. Comemorada em 12 de junho no Brasil, a data estimula a economia, especialmente nos setores de vestuário e de artigos em presentes, como também a gastronomia. 

Nos últimos anos, a celebração se tornou estratégica para o comércio, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode. “Percebemos uma movimentação em torno de presentes, uma vez que serviços, como bares e restaurantes, também sentem um incremento”, afirma. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Comércio registra alta procura por eletrodomésticos e móveis pós-enchente

Publicidade

O Sindilojas, que tem como foco atual uma campanha para valorização do comércio local, acredita que haverá incremento nas vendas neste período. Mauro Spode aponta que roupas, acessórios, roupas íntimas, perfumaria e cosméticos, calçados e flores têm chance de serem os produtos mais desejados. Eletrônicos e artigos de bazar também entram na lista. Além do Dia dos Namorados, a chegada do frio deve motivar os consumidores a realizarem compras de vestuário e calçados. 

Segundo Spode, os recursos injetados pela antecipação do abono dos aposentados e pensionistas, cujos depósitos começaram no fim de abril, podem ajudar a economia local. Porém, no geral, os valores são utilizados para quitação de débitos e investimentos para melhorias em residências. “De forma prática, não houve aumento nas vendas, mas também não se registra retração”, comenta. 

Publicidade

LEIA MAIS: Sindilojas-VRP lança campanha focada na valorização do comércio local

Publicidade

Apesar da boa expectativa para o Dia dos Namorados e a chegada do frio, os efeitos do clima devem impactar o desempenho. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ricardo Bartz, diz que o comércio para a data deve ser menor em relação aos anos anteriores, em função da enchente. No entanto, os setores de gastronomia e presentes devem ter um movimento acima da média. 

Neste momento, Bartz ressalta a importância das promoções para que os consumidores possam presentear as pessoas amadas com um agrado. “Também é uma forma de superar as consequências psicológicas da enchente”, entende. O presidente da CDL acredita que o comércio esteja reagindo e alguns segmentos estão aquecidos, como as lojas de eletrodomésticos e de artigos para casa. “Muitas pessoas estão reconstituindo seus lares e acabam girando o comércio”, ressalta.

Decoração alusiva à data e promoções estão entre as estratégias para atrair consumidores, especialmente em setores como vestuário e gastronomia | Foto: Rafaelly Machado
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Comércio e serviços se destacam na geração de empregos em Santa Cruz

Publicidade

Previsão de boas vendas

Para fomentar os negócios, os lojistas elaboram estratégias a fim de conquistar os clientes. Na Edu Store Moda Masculina, a expectativa é pela venda de roupas de inverno. Além disso, a loja está trabalhando com promoções para o Dia dos Namorados. “Iniciamos o mês muito bem nas vendas, e a expectativa é de que a procura aumente nos próximos dias”, diz Ulisses Trindade, vendedor da loja.

Apesar da baixa procura no período mais crítico da enchente, Ulisses conta que, com a chegada do frio, a aposta da loja é na coleção outono-inverno. “Vamos ter casacos de diversos tipos, além da linha de inverno com blusões, jaquetas, toucas e outros.”

Segundo Ulisses Trindade, casacos de lã são os preferidos dos clientes para o inverno | Foto: Rafaelly Machado
Publicidade
Prefeitura deve lançar nas próximas semanas licitação do Passeio da Borges

Publicidade

Outra empresa que registrou queda significativa nas vendas, principalmente nas duas primeiras semanas de maio, foi a Unik Semijoias e Acessórios. Por isso, a loja tem expectativa de aumento na saída de seus produtos com a aproximação do Dia dos Namorados. “É uma data que toca o coração das pessoas. Esperamos que os namorados invistam em peças que trazem um significado e têm durabilidade”, destaca a gerente-proprietária da loja, Gabriela Sauer. Segundo ela, a Unik aposta em semijoias, roupas e calçados que toda mulher ama ganhar e pode usar diariamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta