Com a proximidade do Dia de Finados, que é celebrado no próximo dia 2 de novembro, além da típica movimentação nos cemitérios, a procura por flores ajuda a alavancar as vendas em lojas especializadas e floriculturas. Em Santa Cruz do Sul, os comerciantes já percebem a diferença e estão otimistas para a data.
Entre os itens mais requisitados estão os arranjos artificiais, que costumam ser mais duráveis. Na loja ObaOba Decobazar, a proprietária Marilene Aguiar Pacce, 64 anos, observa que a preferência é por gérberas, rosas e buquês mistos. “Tem quem prefira buquês pequenos para as gavetas e maiores para a área externa”, explica.
LEIA TAMBÉM: Cemitérios de Santa Cruz recebem pintura, limpeza e manutenção para o Dia de Finados
Publicidade
Devido ao aumento do dólar, Marilene diz que os preços estão maiores. Ela ressalta, porém, que o movimento de compra está semelhante ao do ano passado. “Os clientes que preferem buquês de flores melhores acabam se antecipando. As flores mais simples vendem próximo à data.”
Algumas lojas buscam adiantar a oferta dos itens. É o caso da Ponto Alternativo, que iniciou as vendas de flores artificiais em setembro. “Agilizamos para o cliente poder evitar a correria dos últimos dias antes da data”, explica o responsável pelo estabelecimento, Joel Figueiredo, 58. Ele diz que as opções mais acessíveis lideram a preferência, mas há procura pelos modelos mais elaborados, que, embora tenham maior preço, duram mais.
Para o Dia de Finados, Joel tem observado que os consumidores optam por escolher as flores de acordo com a preferência dos entes queridos ainda em vida. “Sai muito variado, o pessoal gosta bastante de girassóis, crisântemos, cravos e rosas”, comenta. Apesar do aumento do dólar, a loja tenta manter os preços e espera incrementar as vendas em 20% em relação ao ano passado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Funerária fará evento para relembrar entes falecidos no Dia de Finados
Ao ornamentar as sepulturas com flores, artificiais ou naturais, é necessário tomar cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue. O Setor de Vigilância e Ações em Saúde da Prefeitura de Santa Cruz alerta que os vasos de flores devem ter furos para drenagem. Deve-se evitar o uso de vidros de conversa e outros potes sem furos. Os pratinhos devem ser preenchidos com areia.
Também é recomendado retirar o plástico celofane dos arranjos, que podem acumular água. Além disso, a dica é evitar bromélias e outras plantas que possam juntar água em sua estrutura. Como forma de reforçar a conscientização para os visitantes, profissionais do setor passaram a compartilhar orientações nos cemitérios do município.
Publicidade
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.