Quem ainda não comprou o presente de Natal ou os produtos para a ceia não precisa se desesperar. Nesta quinta-feira, 24, as lojas ficarão abertas até as 17 horas e os supermercados até as 18 horas em Santa Cruz do Sul. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Farias Martins, a expectativa é de grande movimento neste último dia.
“Acredito que teremos um número maior de pessoas no comércio nesta quinta-feira do que nos dias anteriores. Além de muita gente deixar para a última hora, sempre acaba faltando alguma coisa que as pessoas adquirem neste dia”, avalia. “No entanto, ainda é cedo para precisar o volume de vendas. Uma pesquisa realizada pela CDL com seus associados trará com mais exatidão os números.” Martins reforça ainda a importância de os comerciantes manterem as regras de distanciamento e limitação de clientes dentro dos estabelecimentos, bem como o uso de máscara e de álcool em gel no interior das lojas.
LEIA TAMBÉM: Comunidade Santo Inácio realiza Missa de Natal on-line
Publicidade
O sábado, quando geralmente acontecem as trocas de presentes também deverá ser de movimento, como explica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), Mauro Spode. Conforme ele, isso garantirá mais oportunidade de incremento de vendas para o comércio.
“Nesta quinta, até as 14 horas, muitas pessoas ainda estarão comprando presentes. Depois acalma um pouco, até porque muitos deixam a cidade para as festividades ou se envolvem nos preparativos da ceia”, comenta. “Estamos trabalhando e temos tudo para repetir o patamar de vendas do Natal anterior. O comércio de Santa Cruz está muito bem preparado para atender à demanda e não há necessidade de comprar fora” , frisa.
Entre os segmentos de maior destaque, cita o setor de bazar, seguido pelo de calçados e vestuário. “Pelo volume de sacolas percebe-se que muitos presentes são adquiridos em bazar.”
Publicidade
LEIA MAIS: Confira os horários e serviços no feriadão
Supermercados esperam incremento
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Celso Müller, destaca que as vendas em supermercados deverão ter aumento de 6% a 8% nesta época, em comparação com o ano anterior. “Alimentos e saúde são segmentos que não foram impactados com a pandemia. Pelo contrário, a tendência é sempre de incremento. Com as festas do fim de ano, não é diferente. Os itens da ceia, como peru, panetone, carne para o churrasco e bebidas alcoólicas são produtos que não podem faltar.Tivemos uma grande movimentação no supermercado nestes últimos dias, em especial nessa quarta-feira”, revela. Müller reforçou que o atendimento na quinta-feira será até as 18 horas. Já na sexta-feira, os estabelecimentos estarão fechados.
LEIA MAIS: Vendas de Natal crescem 9% nos supermercados gaúchos ]
Publicidade
BM alerta para cuidados com o dinheiro
O comandante da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, sugere alguns cuidados às pessoas que irão fazer as compras de última hora. “Continuamos orientando que se evite levar dinheiro vivo, até pelas facilidades do cartão de crédito. O cuidado com os pertences deve ser redobrado pelo fluxo maior de pessoas no comércio. Deve se cuidar também com os veículos estacionados, verificando se as portas estão trancadas e janelas bem fechadas”, comentou Moresco.
O comandante da BM orientou também a tomar cuidado com os golpes. “Há um grande número de pessoas sendo alvo de golpistas em redes sociais e aplicativos de mensagens, seduzidas por ofertas com preços muito abaixo do normal. Por isso, orientamos a ter cuidado com esse tipo de anúncio”, ressaltou. Confira no quadro acima mais dicas da Brigada Militar.
As dicas da BM
– Em caso de assalto, não reaja;
– Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada;
– Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos como reação de sua parte;
– Assim que os bandidos deixarem o local, acione a Brigada Militar pelo 190 o mais rápido possível, transmitindo o ocorrido e as características dos assaltantes;
– Não conte dinheiro em público;
– Ao notar que está sendo seguido por alguém suspeito, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para o 190;
– Não peça orientação a estranhos, procure postos da Brigada Militar ou estabelecimentos comerciais;
– Lembre-se que o bem maior é a vida. Bens materiais podem ser adquiridos novamente.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Movimento na RSC-287 deve aumentar na tarde desta quinta