Em meio ao colorido da Oktoberfest, as vitrines de lojas especializadas em artigos para decoração chamam a atenção com enfeites natalinos em Santa Cruz do Sul. Nesse cenário, ainda se destacam os chamados para o Dia das Crianças, que é celebrado nesta terça-feira, 12, e os artigos de Halloween.
Com o objetivo de estimular os preparativos para as festas de fim de ano, a oferta de adereços natalinos começou mais cedo em 2022. Ainda na metade de setembro era possível encontrar alguns itens. Nos últimos dias, porém, a variedade aumentou consideravelmente.
LEIA TAMBÉM: Lojistas projetam alta nas vendas no Dia das Crianças
Publicidade
No mix de opções, houve quem optasse por associar duas comemorações. É o caso da Embalagens Santa Cruz, onde é possível ver a mescla de Oktoberfest e Natal: bonecos de Papai e Mamãe Noel estão vestidos de Fritz e Frida. No momento, a proposta visa chamar a atenção de quem passa pela Rua Júlio de Castilhos, mas as vendas de produtos para o final de ano na loja devem ganhar força após a Oktoberfest.
Já a Oba Oba Decobazar está com as vendas de Natal a todo vapor. O estabelecimento montou um cenário natalino exclusivo com produtos para decoração de diversos estilos e gostos. Alguns até já esgotaram. De acordo com a vendedora Marisi Schmidt, os itens mais procurados são as árvores decoradas e as sem enfeites. “Estamos surpresos porque a loja já está vendendo bastante, mas esperamos mais movimento após a Oktoberfest”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Feriado altera o funcionamento dos serviços em Santa Cruz; veja o que muda
Publicidade
Destaques nas vitrines
Entre as novidades para este ano, Marisi destaca as casinhas para montagem de vilas de Natal, renas e bolas decorativas em tons diferenciados, assim como bonecos de soldadinhos de chumbo e de Papai Noel. Outra inovação disponibilizada para os consumidores será o aluguel de árvores natalinas já prontas de até três metros de altura. E a equipe também oferece dicas de montagem e decorações.
Em relação aos valores, a proprietária da Oba Oba, Marilene Aguiar Pacce, explica que os preços subiram menos que o esperado. Ela projeta que as vendas aqueçam a partir de novembro.
LEIA TAMBÉM: Sindicato divulga proposta para o horário de fim de ano no comércio; confira
Publicidade
Boa perspectiva de vendas
Ricardo Bartz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, observa que é natural as lojas anteciparem as vendas para as festas de final de ano. “As datas de Dia das Crianças e o Halloween são segmentadas. Então, as operações voltadas para as crianças e jovens são as que estão mais envolvidas neste período. As demais já começam a focar mais na questão de Natal e fim de ano mesmo.”
Em relação às vendas, Bartz prevê bons negócios. “Ao longo do ano, já sentimos uma reação da economia e nas operações de varejo.” Ele fala, ainda, sobre o desempenho da campanha CDL Presente com Você, que está com mais de 790 mil cupons na rua. A expectativa é de atingir a marca de 1 milhão até o fim do ano. “Para se ter um comparativo, no ano passado chegamos a 640 mil cupons no Natal. Isso corrobora o dado de que a vida econômica está retornando a uma atividade proporcional ao pré-pandemia.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!