Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMÉRCIO

Lojas apostam em liquidações para impulsionar vendas no início do ano

O começo do ano costuma ser de férias e viagens para muitos santa-cruzenses. Mas, para quem fica no município é um bom período para ir às compras. Muitas lojas driblam a queda no movimento em janeiro com liquidações e condições de pagamento especiais. Seja nos setores de confecção, calçados, produtos de beleza e higiene, móveis ou bazar, uma coisa é certa: o mês é de boas pechinchas no comércio local.

Na Agro-comercial Afubra, o mês de janeiro contou com uma promoção oferecendo descontos de até 20% para pagamentos à vista, segundo o coordenador de loja, Marco Gustavo Dettenborn. “A gente fez uma megapromoção com condições à vista. Fizemos uma queima de valores com condições bem especiais mesmo”, relata. Os preços com desconto variam em cada linha da loja, na parte de ferramentas, móveis, bazar e som e imagem.

O coordenador de loja conta que as vendas de Natal ficaram dentro das expectativas da equipe, mas é normal ocorrer queda na procura durante o começo de ano. “Nessa entrada de ano, o pessoal entra em férias, bastante gente sai para viajar, e quem fica nós estamos chamando, fazendo essas condições diferenciadas”. Além do desconto de 20% nas compras à vista, o parcelamento pode ser feito em 10 a 12 vezes, de acordo com os produtos adquiridos.

Publicidade

Dettenborn destaca ainda a venda de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, que se intensificou nos últimos dias com a chegada das altas temperaturas. Levantamento feito pela loja apontou que, entre outubro e janeiro, a alta na venda desses produtos foi de 15% em relação ao mesmo período no ano anterior.

LEIA MAIS: Comércio de Santa Cruz oferece promoções e facilidades para pagar

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, salienta que as liquidações são algo pontual e dependem de cada lojista. “É algo bem individual. A gente vê que algumas operações já estão liquidando, e outras têm previsão de fazer isso mais para o final do mês. Não existe regra”, comenta.

Publicidade

Bartz explica que o objetivo desse tipo de promoção não é só o incremento da receita, mas realmente não deixar itens guardados no estoque, especialmente os que tenham que ficar guardados durante o período do inverno. As lojas têm como hábito fazer as liquidações para tirar do estoque os produtos que irão sair de linha ou de estação, o que também gera aumento de receita nesse período de menor movimento.

Cashback ganha espaço no mercado

Uma modalidade de promoção que ganhou espaço, especialmente nas compras on-line, é o cashback, que significa literalmente “dinheiro de volta”. Esse tipo de serviço, que vem crescendo no Brasil, já ganhou lugar também nas lojas físicas. É o caso da Loja Dullius, de Santa Cruz do Sul, onde clientes que realizaram compras de roupas, calçados e acessórios ainda em 2021 ganharam o direito de recuperar parte dos valores nas compras a serem feitas neste ano.

De acordo com a gerente da Dullius, Carina Micheli da Silva, o período de início de ano sempre costuma ser mais calmo em função das férias, mas a novidade do cashback está gerando bom retorno. “Os clientes que compraram até 15 de dezembro ganharam 10% da compra para gastar agora em janeiro. É uma das formas de fazer o cliente retornar nesse período”, explica. Quem tiver investido R$ 100,00 em produtos, por exemplo, agora ganha R$ 10,00 para as novas aquisições. Outro atrativo do período são as condições diferenciadas, como o pagamento estendido, em que o cliente compra no crediário e só começa a pagar em maio.

Publicidade

*Colaborou a jornalista Caroline Garske

LEIA TAMBÉM: Pesquisa da CDL avalia retomada no comércio de Santa Cruz

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.