A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã desta quinta-feira, 14, durante almoço no pavilhão da comunidade de Linha Andrade Neves, distrito de Boa Vista, a assinatura do termo de colaboração com a Associação de Desenvolvimento Comunitário e Agropecuário de Linha Andrade Neves (Adecan) para implantação de internet e telefonia por rede de fibra óptica em diversas localidades do interior do município.
A associação receberá do poder público a quantia de R$ 120 mil para viabilizar o serviço. O investimento total é de R$ 400 mil e a diferença será custeada através de uma parceria entre a entidade e a operadora, a EBTNET, empresa que está há sete anos no mercado, com atuação exclusiva no meio rural.
LEIA TAMBÉM: Operadoras têm cinco anos para trazer o 5G a Santa Cruz do Sul
Publicidade
Após concluída a implantação da rede, o que deverá levar em torno de 12 meses, cerca de mil famílias das localidades de Paredão Felipe Nery, Boa Vista, Linha Andrade Neves, Monte Alverne, Quarta Linha Nova e São Martinho passarão a contar com a disponibilidade dos serviços de telefonia e internet. Atualmente, cerca de 500 famílias de Rio Pardinho e outras 300 de Alto Paredão já são contempladas.
Durante os trabalhos será necessária a contratação de mão de obra. A empresa já informou que serão selecionadas pessoas da própria comunidade para ocupar as vagas geradas e que elas receberão treinamento para desempenhar as atividades. Dois pontos de atendimento da operadora também serão abertos, um em Linha São Martinho e outro em Linha Andrade Neves.
LEIA TAMBÉM: Brasil possui cerca de 152 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa
Publicidade
A prefeita Helena Hermany lembrou que durante a campanha muitos não acreditaram e disseram que não era possível levar a internet para o interior. “Estou muito feliz hoje. Estamos aqui concretizando o que prometemos”, disse. Ela enfatizou a importância de se investir em conexão no meio rural, como forma de gerar atrativos para a permanência das novas gerações. “Para que nossos jovens tenham interesse e queiram ficar no interior temos que dar a eles condições, com boa internet, telefonia, luz e boas estradas.”.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, salientou a importância da Prefeitura oferecer condições para que os jovens permaneçam no campo. “Não temos como aceitar uma cidade que ainda não forneça água, energia trifásica e internet para todas as comunidades. Estamos avançando muito, nossos jovens do interior merecem as mesmas oportunidades que os da cidade. Somos um governo que olha para o interior, para todas as pessoas”.
LEIA TAMBÉM: Painelistas dizem que internet das coisas e ciência de dados mudarão a produção
Publicidade
Na mesma linha, o líder do governo, vereador Henrique Hermany, considerou a assinatura um momento histórico, pelas melhorias que representará para as comunidades do interior, reduzindo as desigualdades. Ele disse que não adianta querer que o jovem permaneça no campo se não são dadas a ele as mesmas condições que o jovem da cidade possui. “A cidade tem luz, tem internet, tem modernidade. Como um jovem vai monitorar sua lavoura se não tem sinal de internet, se não tem eletricidade?”, questionou.
Para o subprefeito de Boa Vista, Adair Goettems, que falou em nome da comunidade, a internet é um direito de todos. “Esse programa, que chega para promover inclusão digital e tecnologia no meio rural, vai atingir muitos lugares remotos. Eu tenho internet na minha casa, mas muita gente ainda não têm e todos precisam ter. São melhorias que precisam chegar para o interior”, observou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.