Com os produtos eletrônicos tornando-se obsoletos cada vez mais rápido, o volume de lixo gerado por esses aparelhos é grande e preocupante. Situação semelhante ocorre com as lâmpadas fluorescentes, que passaram a ser as mais utilizadas. Ambos os materiais possuem conteúdo tóxico, nocivo ao ambiente e à saúde das pessoas e animais. Para isso, em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura oferece o destino correto de lixo eletrônico através da Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos (Crepel). Já as lâmpadas devem ser devolvidas onde foram compradas.
Vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, a Central é localizada na Rua 28 de Setembro, 1.707. O telefone para contato é 3711 8442. A Crepel recebe os materiais tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, coletando produtos eletroeletrônicos de qualquer tipo, incluindo pilhas e baterias. Pneus velhos também podem ser descartados lá. No entanto, a Central não recebe produtos em que a parte interna, com os materiais eletrônicos, já foi removida. A carcaça dos aparelhos não tem utilidade à empresa que faz o recolhimento. Portanto, essa parte, quando já separada, deve ser descartada em outros locais adequados, como em usinas de reciclagem, onde os materiais podem ser, inclusive, utilizados para outros fins.
Por mês, no ano de 2015, foram recebidos na Central cerca de três mil quilos de resíduos eletrônicos, meia tonelada de pilhas e baterias e 25 mil quilos de pneus. Se não houvesse descarte irregular, o volume seria ainda maior, informa a Secretaria do Meio Ambiente.
Publicidade
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL
This website uses cookies.