Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Livros são levados para a nova sede da biblioteca municipal

Foto: Bruno Pedry

Hora de organizar: Jair Teves e a funcionária Gabriela Jacques passaram a quinta-feira arrumando as obras nas estantes, trabalho que deve se estender pelos próximos dias

Ainda que a Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski esteja sendo revitalizada no prédio histórico da cadeia municipal, em um amplo espaço central dedicado à cultura, modernizado com internet wi-fi, rampa de acessibilidade e uma praça repleta de recursos e opções de lazer, nada disso adiantaria sem eles, os livros. Os principais objetos do novo espaço foram transportados nessa quinta-feira, 14, da antiga sede da biblioteca para a nova, localizada diante do Monumento ao Imigrante, na Rua Marechal Floriano, esquina com a Tiradentes.

Há 18 anos trabalhando na Cultura, o bibliotecário Jair Teves não esconde a ansiedade pela inauguração da biblioteca. “Vai melhorar e ficar mais fácil para as pessoas frequentarem, com um acervo único instalado junto, num local central. Começamos nesta quinta-feira a arrumação de tudo. Devemos seguir nesse trabalho durante a semana, colocando o acervo nas prateleiras”, comentou o bibliotecário.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Edemilson Severo, na próxima semana também deve ser disposto todo o mobiliário. “Já instalamos a rede lógica, pinturas de acabamento, letreiro, e fizemos uma avaliação final no telhado e calhas. Devemos, a partir de segunda-feira, fazer a adequação do espaço a partir do projeto do PPCI encaminhado e aprovado pelos Bombeiros”, salientou.

Publicidade

Para a instalação da rede lógica da biblioteca, a Prefeitura firmou um termo de doação em parceria com a empresa GPS Net, que irá dispor todas as instalações necessárias e ainda fornecer 24 meses de serviço de internet. Um documento também foi elaborado para oficializar a doação de estantes, repassadas pelo Sinditabaco. “Antes, esse espaço era subaproveitado. Dadas as suas características históricas, merece uma revitalização com um projeto de futuro, que certamente trará benefícios de toda ordem para a sociedade santa-cruzense”, afirma o secretário de Cultura.

Inauguração com várias atrações
Em primeira mão à Gazeta do Sul, o secretário Edemilson Severo revelou que, nos três dias antes da inauguração da biblioteca – prevista para ocorrer no dia 29 deste mês, às 17 horas –, a quadra da Rua Galvão Costa, entre a Marechal Floriano e Coronel Brito, será fechada para o Esquina da Cultura. Trata-se de uma programação que irá compreender diversos espetáculos artísticos. “Será um grande evento, com uma imensa quantidade de apresentações que irá dialogar com a inauguração da nova biblioteca”, explicou Severo.

Fotos: Bruno Pedry

LEIA MAIS: Biblioteca Municipal será transferida para a Marechal Floriano

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.