Livro vai contar a história de Miguel Lawisch, que pedalou até os Estados Unidos

Quando partiu de Santa Cruz do Sul em direção aos Estados Unidos em cima de uma bicicleta, em 1992, Miguel Pedro Lawisch tinha muita coragem e poucas certezas. Depois de pouco mais de um ano e cerca de 18 mil quilômetros pedalados, ele chegou ao seu destino e retornou ao Brasil em segurança. Agora, 30 anos após o fim da aventura, as histórias serão contadas em um livro, escrito pelo jornalista, escritor, professor e também cicloturista Demétrio de Azeredo Soster. O lançamento está previsto para o dia 15 de dezembro deste ano.

Lawisch diz que sempre teve o objetivo de contar sua experiência em um livro; no entanto, ainda não tinha encontrado alguém disposto a escrevê-la, e que também tivesse conhecimento sobre cicloturismo. Com isso, ao longo dos anos, várias tentativas acabaram frustradas. A história só começou a mudar em 2017, quando ele conheceu Soster, que à época já tinha publicado Operação Banda Oriental, onde relatou sua viagem de bicicleta ao Uruguai. Junto com a amizade, foi brotando também o desejo de levar adiante a ideia do livro.

LEIA TAMBÉM: Bicicleta: um meio de transporte que faz bem para a saúde

Publicidade

Assim, em setembro de 2018, a primeira de uma série de dez entrevistas foi realizada e Soster deu início ao projeto. Além da memória, que continua intacta após três décadas, Lawisch conservou por todo esse tempo os diários, cartões-postais, mapas que adquiriu nos países por onde passou e dezenas de fotografias tiradas durante a viagem. Ele guardou ainda as matérias publicadas na Gazeta do Sul na época de sua partida e do retorno, e também de outros jornais e revistas para os quais deu entrevista durante o trajeto.

Edição de 24 de agosto de 1991 noticiou a partida dele para os EUA
Em 18 de setembro de 1992, seu retorno também esteve na Gazeta
Em 1993, a viagem voltou às páginas em uma série de reportagens

Com base em pesquisas de todo esse material, nos relatos de Lawisch e em suas experiências prévias, Soster pôde começar a transformar a aventura em texto. Após mais de três anos, o trabalho chega a sua fase final. Dividido em três partes – Brasil, América Central e América do Norte – e 35 capítulos, o livro encontra-se em processo de seleção das fotos e de criação das legendas. Na sequência, segue para revisão e editoração, que serão feitas pela Editora Catarse. O prefácio foi escrito pelo cicloturista Charles Zimmermann, um dos brasileiros mais reconhecidos da modalidade e que já deu a volta ao mundo em uma bicicleta.

LEIA TAMBÉM: Cicloturista lança livro com relato de viagem de bicicleta até o Chile

Publicidade

O autor estima que tudo estará concluído até o mês de julho, quando terá início a última etapa: a captação de recursos para a impressão e a publicação. Para isso, será lançada uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), na qual é possível adquirir o livro de forma antecipada. Além disso, serão buscados parceiros e empresas interessadas em financiar a obra. O lançamento oficial deve ocorrer no dia 15 de dezembro, quando completam-se 30 anos do retorno de Miguel Pedro Lawisch para Santa Cruz do Sul. Quem quiser mais informações ou tiver interesse em auxiliar de alguma forma pode entrar em contato com Demétrio Soster pelo telefone (51) 9 9995 0105 ou Miguel Lawisch pelo (51) 9 9734 0704.

LEIA TAMBÉM: Escritor lança o livro Operação Campos de Cima da Serra

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.