Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lançamento

Livro resgata origens de Vale do Sol e da região

Foto: Assessoria de Imprensa

Ireno Finkler apresentou a obra na abertura da Feira do Livro itinerante, na terça-feira

O professor aposentado Ireno Finkler, um dos líderes do movimento de emancipação de Vale do Sol, fez o lançamento do livro História política e administrativa de Vale do Sol – Antes e depois da emancipação na noite dessa terça-feira, 5, durante a solenidade de abertura oficial da Feira do Livro itinerante. A obra organizada por Finkler, de 320 páginas, com apoio de diversos colaboradores, apresenta uma linha do tempo de Vale do Sol, além dos demais municípios que se formaram a partir do território de Santa Cruz do Sul, com aspectos históricos, políticos, culturais e fatos curiosos.

Filho dos agricultores Casilda e Ernesto Adão Finkler, Ireno saiu do antigo distrito de Trombudo aos 12 anos, em 1959, para fazer o ginasial. Retornou à terra natal 27 anos depois, com a esposa Lídia e os quatro filhos. Foi professor de História, Geografia, Filosofia e Sociologia e exerceu as funções de diretor e gerente do jornal Mundo Jovem, da PUC-RS, e lecionou, foi vice-diretor e diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer. Também foi colunista da Gazeta do Sul e presidente da Comissão Emancipacionista, que criou o município de Vale do Sol, depois sendo eleito o primeiro vice-prefeito, e também ocupou, na Prefeitura, os cargos de secretário de Administração e de Educação e Cultura.

LEIA MAIS: Feira do Livro Itinerante de Vale do Sol inicia na próxima semana

Publicidade

O professor Ireno é autor do livro Nossa terra, nossa história e organizador da obra Nossas melhores receitas. A última publicação foi A história da emancipação de Vale do Sol, em 2019, de onde surgiu a ideia de escrever a obra lançada na terça-feira. Ele conta que o trabalho começou entre março e abril de 2020, coincidindo com o início da pandemia, por meio de pesquisas e contatos com pessoas da região.

Finkler destaca que a obra tem grande valor educacional, cultural e turístico, especialmente pela linha do tempo dos sete municípios atualmente existentes no antigo território de Santa Cruz do Sul. Para obter as informações necessárias ao resgate histórico, Ireno fez contato com diversas pessoas da região. Observa que uma das maiores dificuldades foi em Herveiras, pois na Prefeitura não havia informações. Foi quando recebeu a indicação do prefeito de uma ex-aluna que se formou em História: Bianca Tamara de Siqueira. Uma curiosidade revelada pela pesquisa, segundo Ireno, é que em Herveiras não há uma etnia predominante na formação, mas sim os ervateiros.

Linha do tempo

Ao final da obra, o professor Ireno Finkler, junto com os colaboradores, apresenta a ideia de um projeto para a elaboração e construção de sete linhas de tempo. A ideia é que os municípios cedam um espaço físico e cada comunidade elabore a linha com os fatos mais importantes da história do Brasil, do Rio Grande do Sul e do respectivo município. Ireno afirma que fez contato com os prefeitos e secretários de Educação dos sete municípios da região, que demonstraram a existência de “clima favorável” para levar adiante a sugestão. Ele defende o desenvolvimento de um trabalho, com patrocínio de empresas da região, para estimular os estudantes no estudo das origens dos municípios.

Publicidade

O livro História política e administrativa de Vale do Sol – Antes e depois da emancipação pode ser adquirido em Santa Cruz do Sul nas livrarias Iluminura, da Unisc e Diocesana. Também está disponível nas duas livrarias de Vera Cruz e em casas comerciais de Vale do Sol, ou direto com o organizador da publicação. Cada exemplar custa R$ 40,00.

LEIA MAIS: Vale do Sol investirá em palmito juçara

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.