Os jornalistas Guilherme Ubatuba e Cláudio Froemming, e o historiador Josinei Ricardo de Azeredo vão lançar nesta sexta-feira, 22, o primeiro livro sobre a história de Vale Verde. Baseado em mais de cinco anos de pesquisas, o volume é um estudo aprofundado sobre tudo que envolve o município, desde o início até fatos mais atuais. Vale Verde: 267 anos de história e 25 anos de emancipação foi escrito a partir de diversas conversas com personalidades, pesquisadores e familiares vale-verdenses. A obra impressa traz um resgate histórico a partir da iniciativa pioneira de Lourenço Bicudo de Brito, em 1754, com a distribuição da sesmaria.
Guilherme Ubatuba é formando em Jornalismo na Unisc e vereador. Froemming é também jornalista e chefe de gabinete da Prefeitura. Ambos são de Vale Verde. Já Azeredo é natural de General Câmara, historiador e escritor. Conforme os autores, o livro faz um apanhado dos principais fatos que marcaram o município ao longo de 267 anos de história e 25 anos de emancipação político-administrativa, a serem completados no dia do lançamento da obra.
LEIA MAIS: Livro ‘Grandes Nomes da Arquitetura’ é lançado em evento no barco Cisne Branco
Publicidade
A publicação, além dos dados históricos, traz diversos aspectos curiosos. Um deles, apontado pelo autores, relaciona-se a uma casa existente na cidade, mas que poucos sabem ter pertencido ao primeiro dentista da localidade. O profissional era um alemão judeu, que estudou nos Estados Unidos, morou na Argentina e no Rio de Janeiro e depois se estabeleceu em Vale Verde na década de 1920, onde ergueu a residência, que também serviu como consultório.
Editada pela Catarse, de Santa Cruz do Sul, a obra tem 250 páginas, com cem fotos, grande parte obtida com famílias que têm pessoas de mais idade, que contribuíram também com informações. O lançamento, juntamente de uma sessão de autógrafos, está marcado para as 16h30 no anfiteatro do Centro de Cultura João Gomes Mariante. O livro pode ser adquirido ou reservado diretamente com os autores pelos telefones (51) 99730 4308, 99545 1626 e 99149 9644. O exemplar custa R$ 50,00 e poderá ser comprado nos eventos e em comércios de Vale Verde. O pagamento pode ser feito por Pix pelo fone (51) 99730 4308.
Comemoração do aniversário
Por conta da Covid-19, as comemorações do 25º aniversário de emancipação político-administrativa de Vale Verde terão apenas um dia de festividades, nesta sexta-feira, data do fato. As atividades iniciam às 14 horas com Feira da Saúde no Galpão Pedro Dettenborn, ao lado do Centro de Cultura João Gomes Mariante. Às 16 horas, haverá apresentação teatral com o Clube de Mães Sempre Unidas no anfiteatro do Centro de Cultura. Logo após, às 16h30, acontece o lançamento do livro sobre a história de Vale Verde e em seguida haverá o descerramento da placa do Centro de Cultura João Gomes Mariante.
Publicidade
No período da noite, as atrações se concentrarão no Ginásio 25 de Julho da Comunidade Evangélica, com apresentação da orquestra da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires. Logo depois, tem jantar e música ao vivo com animação da banda Anos Dourados.
LEIA MAIS: Importância das hidrovias na história do Rio Grande do Sul é contada em livro
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade