O segundo livro infantojuvenil da escritora e dramaturga Letícia Mendes será lançado neste fim de semana no Centro Regional de Cultura, em Rio Pardo. Os exemplares da obra “O Povo que Desaprendeu a Dançar” serão distribuídos de forma gratuita. O evento de lançamento será neste sábado, 13, a partir das 20 horas, no auditório, e é aberto ao público. Além da sessão de autógrafos, haverá bate-papo da autora e da ilustradora Jéssica Alves com os leitores.
A obra é uma adaptação da peça teatral “Projeto Abacaxi ou O Povo que Desaprendeu a Dançar”, escrita pela autora. A história se passa num futuro distópico, onde somente o povo da montanha ainda vive num local cercado pela natureza exuberante. Ali todos se manifestam pela dança. É lá que mora Tiuna, uma menina inquieta e curiosa, que provoca o desaparecimento de uma imensa pipa azul, adorada por seu povo. Depois disso, o povo da montanha não consegue mais dançar.
LEIA TAMBÉM: Marô Barbieri se encontra com os leitores na Praça Getúlio Vargas
Publicidade
Com temor de que tudo esteja em perigo, Tiuna precisa encontrar coragem para deixar a montanha pela primeira vez. Numa aventura por territórios desconhecidos, conta com a ajuda do leal amigo Cazú, e se depara com novas figuras, como o imitador de árvores Tim Baúba, a destemida navegadora Lina e o gigante do deserto Zamo. Nesse caminho, juntos eles precisarão desvendar o paradeiro da pipa e ajudar o povo da montanha a voltar a dançar.
A história desses personagens tão distintos e que precisam se unir num objetivo comum é envolvente e leve. Com pitadas de fantasia, traz também curiosidades, como a linguagem única da tagarela Lina, que rendeu inclusive um glossário ao final do livro. Ainda que se trate de uma obra infantojuvenil, essa também é uma história voltada ao público adulto, segundo a autora.
LEIA TAMBÉM: Palavra do leitor: incentivo à leitura através de doações
Publicidade
“A trajetória da Tiuna e de seu povo que desaprende a dançar pode ser lida também como uma metáfora para aquilo que desaprendemos entre a infância e a vida adulta. O quanto nos afastamos da natureza, de quem somos essencialmente e do nosso papel coletivo. Além da amizade entre os personagens, dos dilemas enfrentados por eles, abordo aqui a degradação ambiental provocada pela ação humana, e como nos posicionamos como humanidade diante disso”, explica Letícia.
A adaptação
Essa história nasceu como uma peça teatral, que começou a ser produzida no fim de 2019 pela Andarilhos Companhia Teatral – grupo independente de teatro que atua em Rio Pardo e na região. Em razão da pandemia de coronavírus, o espetáculo não chegou a ser apresentado. Mas retorna com novo texto adaptado para a literatura a partir de um edital de incentivo à cultura. O projeto foi contemplado pelo FAC Publicações, e é realizado com recursos do Pró-cultura RS, Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Cristiano Quevedo lança novo álbum nesta quinta-feira
Publicidade
A edição ganhou ilustrações de Jéssica Alves – que também ilustrou o livro Sofia – A Menina que Odiava o Natal. Um dos pontos de destaque é a representatividade trazida pela artista na criação dos personagens, como a protagonista Tiuna. “Foi a primeira ilustração que fiz, e quis que a protagonista fosse negra. Algo que costuma ser bem raro ver em livros, essa representatividade, que é de extrema importância para crianças, jovens e até mesmo adultos negros. Então tenho um carinho enorme por ela. Amo a personalidade persistente da personagem, sua coragem e bondade”, diz a ilustradora.
A obra conta ainda com design gráfico do jornalista rio-pardense Gelson Pereira, e está sendo lançada sob o selo da Editora Catarse, de Santa Cruz do Sul. O lançamento ocorre dentro da programação da V Feira Cultural do Centro Regional de Cultura.
LEIA TAMBÉM: Relíquias
Publicidade
Oficinas
Além do lançamento do livro, serão realizadas oficinas de escrita criativa e de ilustração. Na noite de sexta-feira, 12, a autora recebe interessados em participar do encontro “A descoberta pela escrita”. No sábado à tarde, a ilustradora é quem vai ministrar a oficina “As potências do universo lúdico”, voltada para meninas e mulheres. Essa última ainda está com inscrições abertas.
As oficinas integram o projeto no entorno do livro, que conta com outras atividades previstas para ocorrerem após o lançamento. Entre elas, uma série de leituras dramáticas – encenadas por atores da Andarilhos – que será realizada em diferentes pontos de Rio Pardo e a ação chamada Viaje Lendo – um totem que circulará por estações rodoviárias dos Vales do Rio Pardo e Taquari, incentivando quem passar pelos locais a levar um livro na viagem.
LEIA TAMBÉM: Um livro por dia: dica desta quinta-feira é Violeta
Publicidade
Sobre a autora
Escritora e dramaturga, Letícia Mendes nasceu em Rio Pardo, onde cresceu apaixonada pelas palavras. Formou-se como jornalista, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Desde 2015, integra a Andarilhos Companhia Teatral. É autora de cinco peças encenadas pelo grupo independente. Uma delas, “Sofia – A Menina que Odiava o Natal”, foi a primeira obra adaptada para a literatura, lançada em 2021, por meio do Prêmio Aldir Blanc.
No mesmo ano, participou do evento Dramaturgas Brasileiras, do Midrash Centro Cultural, do Rio de Janeiro, com a peça inédita “A Casa dos Fundos”. É roteirista de audiovisual, formada pela Escola Roteiraria, de São Paulo. O protagonismo feminino, a fantasia e o realismo fantástico são marcas da narrativa dela. Atualmente, reside em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira entrevista com a patrona da 34ª Feira do Livro
Quem quiser saber mais sobre a obra e acompanhar curiosidades do livro pode seguir as redes do projeto. Basta acessar o perfil no Instagram (@opovoquedesaprendeuadancar) ou no Facebook (O Povo que Desaprendeu a Dançar).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!