Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DICA DO ROMAR

Livro detalha como surgiram as grandes cidades no mundo

Uma característica central dos tempos atuais é a hiperconcentração de pessoas em alguns espaços específicos, transformados em megacidades. Enquanto ao longo da história o ser humano espalhou-se por todo o planeta, em busca de ambientes que lhe permitissem estar próximo da fonte de alimentos e de subsistência, gradativamente os núcleos urbanos foram se impondo.

E é para dimensionar esse processo que o escritor britânico Ben Wilson se empenhou em uma pesquisa de abrangência global. Ela resultou no livro Metrópole: a história das cidades, a maior invenção humana, que foi lançado pela Companhia das Letras, com tradução de Odorico Leal, em 496 páginas, a R$ 149,90.

LEIA TAMBÉM: Um livro da vencedora do Man Booker Prize International 2024

Publicidade

Ele começa por recuperar as primeiras experiências de aglutinação de populações em núcleos urbanos, há mais de 7 mil anos. Depois, ocupa-se em especial das povoações realizadas na Mesopotâmia, mas mapeia igualmente todos os demais registros, nos diversos continentes, inclusive em épocas pré-históricas nas Américas.

Todas essas cidades, que em alguns momentos cresceram sobre os escombros ou o fundamento de povoações anteriores, são decorrência de trocas e intercâmbios. Um povo aprendia soluções e técnicas com outros, a partir da intensificação das viagens e do comércio. Assim, do Oriente ao Ocidente, do Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul, a história das cidades é a da humanidade. E se atualmente as megalópoles atraem e fascinam, nem por isso os pequenos núcleos descentralizados se mostram menos eficientes ou dignos.

LEIA MAIS DICAS DE ROMAR BELING

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.